23/12/202412:12:08
CEAGESP Consciente é o nome da nova campanha realizada pela Seção de Sustentabilidade (SESUS), em parceria com o Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT) e com o Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), com foco no combate ao desperdício e à perda de alimentos. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar produtores rurais, atacadistas, comerciantes e frequentadores da rede de entrepostos no interior a doarem para o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA).
Atualmente, o BCA está presente em São Paulo e em outros 11 entrepostos do interior: em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Lilian Uyema, chefe da SESUS, explica a importância da campanha ser feita no mês de dezembro. “Por ser um mês muito quente, os desperdícios acabam tendo um volume maior, já que os alimentos ficam com a aparência comprometida devido ao calor”, disse.
Mas a responsável pelo BCA enfatiza que nem sempre os produtos descartados estão impróprios para o consumo, ou seja, podem fazer a diferença em uma arrecadação. “Você evita o desperdício, contribui com o meio ambiente e ajuda a quem precisa”, pontuou Lilian.
Os departamentos responsáveis pela campanha também estudam a possibilidade de promover uma ação para orientar as pessoas que passam pelos entrepostos sobre como aproveitar melhor os alimentos. “Muitos deixam de aproveitar o talo, a casca, o caroço… essas coisas que são jogadas fora podem ser transformadas em alimentos ricos em nutrientes e proteínas. Num segundo momento, buscaremos implantar essa orientação de combate ao desperdício e de como utilizar melhor esses produtos”, disse Adalberto de Souza, gerente do DEINT.
“Precisamos ver os resultados desse primeiro passo da campanha nos bancos de alimentos, para que possamos pensar em uma ação eficiente. Então vamos manter a campanha de maneira permanente, com cartazes pelos entrepostos e falando sobre a campanha, para mostrar aos permissionários que eles podem contribuir no combate ao desperdício”, finalizou Adalberto.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!