Siga:

11/10/201610:02:28

Campanha quer conscientizar sobre impressão de papel


Quantas vezes você já não imprimiu algo que não era tão necessário assim? A maioria de nós deve responder que isso pode variar entre “algumas vezes” para “muitas vezes”. Segundo levantamento feito nos Estados Unidos pela IBM, por ano uma pessoa que trabalha em um escritório é responsável pela impressão em cerca de 10 mil folhas de papel, o equivalente a cerca de 345 kg. Desse total, acredita que quase 60% tenha destino final o cesto de lixo, ou seja, são recursos desperdiçados.

Para diminuir essa perda, o projeto CEAGESP Sustentável que aproveitar que a Companhia está realizando a substituição das máquinas copiadoras/impressoras antigas por outras mais modernas e eficientes, para iniciar uma campanha de conscientização com seus colaboradores e público externo quanto ao uso consciente desse recurso, no intuito de economizar tanto a impressão como o consumo de papel. Segundo alguns estudos feitos, é possível alcançar uma redução de 20% a 30% com a mudança de algumas atitudes.

A Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU) estará se reunindo com as gerências e chefias de todos os setores da Companhia, e discutir com eles quais procedimentos e formulários podem ser substituídos por mensagens e formulário eletrônicos, e assim ajudar na diminuição do consumo de papel e impressão.

Ao reduzirmos o consumo de papel, estamos contribuindo para reduzir o consumo de árvores necessárias para a sua produção. Para se ter uma ideia, um eucalipto rende de 20 mil a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano (Fonte: Revista Galileu/Ediçã0 221 de 2009).

Para produzir uma tonelada de papel branco são necessárias de duas a três toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia, além de produtos químicos altamente tóxicos para a separação e branqueamento da celulose, o que agride tanto o meio ambiente como a saúde humana, pela poluição da água, solo e alimentos. Enquanto o Brasil e os Estados Unidos utilizam dióxido de cloro para lavar a celulose, a Europa já aboliu essa substância e utiliza no processo de branqueamento somente oxigênio, peróxido de hidrogênio e ozônio.

E apesar do apelo ecologicamente correto, não adianta muito substituir o papel branco pelo reciclado. Para a produção de papel reciclado são consumidos praticamente 1.500 litros de água a mais por tonelada de papel produzida do que a de papel branco, além de levar ainda celulose virgem, visto que a cultura de reciclagem de papel ainda não é o suficiente para atender a demanda da indústria papeleira. Ou seja, o melhor mesmo é reduzir o consumo e uso de papel – seja ele branco ou reciclado – para o bem da natureza e da humanidade.

Você pode fazer a sua parte nesta campanha de redução do consumo de papel. Ao adotar algumas mudanças de atitude, como por exemplo:

  • Imprimir frente e verso
  • Imprimir e copiar apenas a quantidade necessária
  • Fazer as emendas e correções necessárias no computador
  • Utilizar o e-mail para comunicações interna e externa
  • Fazer gravação de cópias para arquivo em PDF de ofícios e documentos
  • Disponibilizar textos e documentos digitalizados na rede ou Intranet
  • Imprimir e copiar apenas a quantidade necessária
  • Caso realmente seja necessária a impressão ou cópia do documento, prestar atenção para não copiar ou imprimir material em excesso ou páginas erradas.
  • Digitalizar o que for possível e arquivar em CD-ROM ou pen-drive.
  • Se possível, utilizar papel produzido com madeira certificada (FSC) e branqueada com oxigênio e não com dióxido de cloro.

Faça a sua parte: a natureza agradece!




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: