Siga:

14/3/202403:04:13

Caqui rama forte é o produto destaque da semana (11 a 15/03) no atacado da CEAGESP


O caqui rama forte é o produto destaque da semana no atacado da CEAGESP. Cada vez mais vem ganhando espaço na fruteira dos brasileiros, apresentou uma redução média anual de 36,1% e mensal de 37,1%, segundo levantamento da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP. Conforme a cotação realizada em 11/03/2024, o produto apresentou um preço médio de R$ 3,38/kg no atacado.

Ele é originário da Ásia, sendo cultivado na China e no Japão há séculos. Foi introduzido no estado de São Paulo em 1890, mas a expansão da cultura só ocorreu a partir de 1920, com os imigrantes japoneses, que trouxeram consigo as variedades doces. Ele é da família Ebenaceae e o gênero, Diospyros, com quatro variedades de importância comercial.

O rama forte apresenta um sabor mais adocicado, formato arredondado e achatado, casca de coloração vermelha, polpa amarela e consistência macia. Ele pode ser facilmente confundido com o tomate, por ter características visuais externas semelhantes. Pode ser consumido de diversas formas: fresco, congelado, seco e também como geleias e compotas.

O caqui geralmente é cultivado em zona tropical quente, com poucas espécies na região temperada. Planta perene, de porte arbóreo, começa a produzir com quatro anos e seu ciclo de vida pode durar décadas. A maioria das variedades tem tendência para a produção de frutos partenocárpicos, ou seja, frutificam mesmo que não haja polinização, resultando em frutos sem sementes. A fruta imatura é rica em tanino (que dá a sensação de secura na boca).

Em 2023 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou mais 11.070 toneladas de caqui rama forte. Os períodos de sazonalidade alta são os meses de março a junho e as principais origens são os estados de São Paulo (92,5%), Minas Gerais (3,9%) e Paraná (3,6%). Essa prevalência paulista reflete-se também no ranking de cidades, composto exclusivamente de municípios nesse estado: Guararema foi a líder em entregas, com 1.813,41 toneladas, seguida de São Miguel Arcanjo (1.678,43) e, fechando o pódio, Taquarivaí (1.597,31). Jundiaí (1.261,38), Pilar do Sul (903,23) e Mogi das Cruzes (535,12) ficaram respectivamente em quarto, quinto e sexto lugares.

Venha fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de caqui rama forte no Guia CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: