7/3/201703:11:02
Caqui rama forte leva o nome científico de Diosyrus Kaki e pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo. Suas mudas costumam dar frutos em até dois anos.
A fruta de origem asiática tem melhor oferta no período do outono e chegou ao Brasil trazida pela imigração japonesa no século XIX. No nosso país o rama forte é um dos tipos mais populares de caqui junto com o fuyu, goimbo e kyoto.
Além do seu perfume e suculência, o caqui possui grande valor nutritivo: concentra quantidades de vitamina A, B1, B2, B6, B12, C e E, combinação ótima para a pele, visão, cicatrização, crescimento e contra doenças cardiovasculares.
O alimento também possui fibras alimentares – necessárias para o funcionamento do intestino e para emagrecer -, minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio, ainda é rico em antioxidantes que previnem contra o câncer e fortalecem o sistema imunológico.
Ano passado entraram na CEAGESP 14.774 toneladas da fruta vindas principalmente das cidades paulistas de Guararema, Pilar do Sul, Taquarivaí, São Miguel Arcanjo, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Jundiaí. No dia 6/3, o quilo da fruta estava saindo por R$ 2,16 no comércio atacadista.
O caqui rama forte pode ser apreciado no consumo in natura, em geleias, receitas de origem japonesa, mousses, caipirinhas, tortas, entre outros saborosos pratos. Por isso aproveite a fruta na receita da semana que a CEAGESP indica.
Venha ver de perto esse e outros produtos em oferta na Companhia e visite as mídias (blog e Facebook) da empresa para conferir outras dicas.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!