Siga:

13/9/201609:10:48

Cará é alimento rico em fibras, vitaminas do complexo B e ajuda a fortalecer o organismo


O produto indicado da semana é o cará, um tubérculo primo do inhame que faz parte dos produtos com preço em conta esta semana. Trazido da África pelos escravos, facilmente foi assimilado na cozinha regional, sendo que o seu consumo é mais forte nas regiões Norte e Nordeste do país, onde é muito consumido cozido no café da manhã, quando é servido ainda quente com manteiga e uma boa xícara de café.

No Brasil, as espécies mais plantadas de cará mudam de uma região para outra. A variedade São Tomé é cultivada mais na região Nordeste do Brasil, enquanto que o cará Flórida é cultivado na região Sudeste. Ainda no Nordeste, a palavra “inhame” é muitas vezes substituída por “Cará”. Para evitar duplicidade de termos, ficou estabelecido no I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e Cará, em 2001, que o termo cará seria substituído definitivamente por inhame.

Outra curiosidade: a palavra “inhame”, no Sul e Centro Sul do Brasil, é aplicada à espécie comestível do tipo Colocasia esculenta (L.) Schott, também conhecida por “taro”. Da mesma forma que aconteceu com o cará, ficou estabelecido no mesmo I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e Cará, em 2001, que o termo inhame seria substituído definitivamente por taro.

Nomes à parte, o que difere um de outro é mesmo o seu formato, tamanho e casca. Enquanto o inhame é pequeno e arredondado, com casca listrada com micro raízes que lembram uma pelagem, o cará é grande, com formato que lembra a da batata inglesa, só que com casca mais marrom escura. Ambas tem propriedades nutricionais muito semelhantes, e são consideradas alimentos energéticos, pois possuem um quantidade considerável de calorias (cerca de 78 kcal/100 gr).

O cará possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (niacina) e B1 (tiamina), estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. É rico ainda em fibras solúveis, cálcio, ferro e potássio. O seu consumo é indicado também para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras, por ser um alimento de fácil digestão e absorção.

O tubérculo é utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes, biscoitos etc. Também pode ser usado no preparo de sopas, panquecas e cozidos. Esta semana, a receita indicada pelo Banco CEAGESP de Alimentos é o famoso pão de cará.

Aqui na CEAGESP, o cará pode ser encontrado principalmente nos meses de março a outubro. Em 2015, cerca de 4 mil toneladas deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), provenientes principalmente das cidades paulistas de Piedade, Tapiraí, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Elias Fausto. No dia 12 de setembro, o cará estava sendo comercializado a R$ 1,91 o quilo (preço médio no atacado).

Mas não é somente o cará que está com o preço em conta essa semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: