Siga:

2/2/202202:02:52

Carambola é a dica da semana (02/02) na CEAGESP


A carambola (cujo nome científico é Averrhoa carambola) é uma fruta exótica — assista aqui — de origem asiática que chegou ao Brasil no início do século XVIII. Atualmente é cultivada em todo o território nacional e possui grande produtividade em regiões mais quentes e sem ocorrência de geadas.

Trata-se de uma fruta de pele fina e amarela quando madura. Possui polpa suculenta e com sabor doce, mas levemente ácido. Pode ser consumida como fruta e, ainda, na fabricação de geleias, compotas, doces e sorvetes. Há quem utilize a carambola também para temperar peixes e aves. O suco da fruta também é uma boa opção que, além de saboroso, auxilia na diminuição da febre, no combate a disenteria e pode agir contra o escorbuto (doença causada pela carência de Vitamina C no organismo).

Quando cortada transversalmente a carambola apresenta formato que lembra o de uma estrela, sendo, por isso, conhecida como “star fruit” pelos ingleses. Esse aspecto lúdico da carambola pode auxiliar na inserção de frutas na alimentação infantil.

Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), ao longo de 2020, foram recebidas 2.134 toneladas de carambolas no entreposto da capital. Os seis munícipios brasileiros que mais entregaram carambolas ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) foram os seguintes:

1º) Vista Alegre do Alto (SP): 989,15 toneladas
2º) Monte Alto (SP): 186,10
3º) Taquaritinga (SP): 183,66
4º) Fernando Prestes (SP): 172,13
5º) Mirandópolis (SP): 157,75
6º) Campinas (SP): 142,44

De acordo com dados da Seção de Economia da CEAGESP, a carambola apresentou cotação média de R$7,42 por quilo no atacado em 28 de janeiro de 2022. Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de carambola no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: