Siga:

16/9/201609:03:36

Carregadores da CEAGESP são homenageados na Assembleia Legislativa de SP


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) viveu uma noite histórica no dia 15 de setembro, com realização de uma sessão solene em homenagem aos carregadores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), solicitada pelo deputado estadual Coronel Camilo, autor de um projeto de lei que propõe a criação do Dia do Carregador, que ainda está tramitando na casa. O evento ocorreu no auditório Paulo Kobayashi, com a presença do deputado federal (suplente) Walter Ihoshi e do presidente da CEAGESP, Antonio Carlos do Amaral Fillho.

A categoria dos carregadores foi representada pelo presidente do Sindicado dos Carregadores Autônomos em Centrais de Abastecimento do Estado de São Paulo (Sindicar), José Pinheiro, que recebeu um diploma das mãos de Amaral Filho. Nascido na cidade de Pio IX, no Piauí, José Pinheiro começou a trabalhar na CEAGESP assim que chegou a São Paulo, em 1975, primeiro descarregando cebolas, depois no setor de frutas e legumes, tendo entrado na Associação dos Carregadores para em 1990 fundar o Sindicar, de onde é presidente desde então.

Outro homenageado foi Francisco Vieira Fortaleza, de 79 anos, natural do povoado de Barão, na cidade de Campos Sales (CE), que é carregador desde 1967. Começou na profissão quando o mercado funcionava na rua da Cantareira (Atual Mercado Municipal), depois veio acompanhar a mudança para a CEAGESP em 1966 e atualmente trabalha apenas na feira de flores, às terças e sextas-feiras. Ele recebeu um diploma das mãos do Coronel Camilo como o carregador mais antigo ainda em atuação no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).

Foi agraciada também a professora Sueli Castro Gomes, que recebeu um diploma entregue por Walter Ihoshi. Ela realizou seu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) retratando a vida dos carregadores da CEAGESP que saem do Piauí para virem trabalhar no maior mercado atacadista de frutas, legumes, verduras, flores e pescados da América Latina, e cuja obra serviu de base para a homenagem a esses profissionais do transporte.

O quarto homenageado da noite foi Walter Ihoshi, que recebeu um diploma das mãos do Coronel Camilo, que disse que a proposição inicial da criação do Dia do Carregador foi uma ideia do deputado federal, que por sua vez falou que fará o possível para que a data se torne reconhecida em todo o Brasil.

Ao final da cerimônia, Coronel Camilo informou que o projeto de lei para a criação do Dia do Carregador, proposto para ser comemorado 30 de julho, está em tramitação na Assembleia Legislativa, já passou pela Comissão de Justiça e que está no momento aguardando pelo agendamento da data de votação pelos deputados em sessão plenária da casa.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: