9/10/201710:04:26
Outubro chegou e com ele, uma das maiores campanhas de prevenção ao câncer, o Outubro Rosa, destinado à conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama.
Mais do que usar o lacinho rosa, símbolo da campanha, pelo segundo ano consecutivo a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) envolve os colaboradores numa ação que é uma verdadeira corrente do bem.
Nesta sexta-feira, 06, todas os colaboradores da Companhia foram convidados a trabalhar usando um lenço para no final do expediente, deixá-los como doação. Os lenços deixaram de ser um simples acessório e tornaram-se um gesto de amor e solidariedade às pacientes que, bravamente, enfrentam os desafios da doença.
Até o dia 31 de outubro, todos os funcionários e permissionários podem contribuir com a ação. Na capital, deixando sua doação nas caixas que estão localizadas no prédio da Diretoria e na recepção do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), e nos entrepostos e armazéns do interior, encaminhando via malote. Os lenços arrecadados serão doados para o Banco de Lenços, unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza, que os distribui para pacientes em tratamento contra o câncer de mama.
O Movimento
O Outubro Rosa é internacionalmente conhecido e seu nome está ligado à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos e o laço rosa foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990.
A partir de 1997, a ação ganhou força total e hoje, todos os países estão engajados para sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame para a prevenção da doença. Iluminação de prédios e fachadas, corridas, desfiles de moda e ações internas são apenas alguns exemplos do que tem sido realizado desde então.
A doença
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos que podem se desenvolver tanto rápida como lentamente e, infelizmente, o número de vítimas no Brasil tem crescido consideravelmente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano, principalmente em mulheres jovens.
Não existe uma causa única para o câncer de mama, mas há fatores que contribuem para a redução do risco da doença: ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e realizar exames periódicos estão entre eles.
O autoexame também é imprescindível, pois qualquer alteração percebida, deve ser imediatamente informada ao médico. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento e, consequentemente, de cura.
Mas, atenção! Câncer de mama não é só coisa de mulher! Embora seja pouco falado, o câncer de mama também afeta os homens, sendo 1% dos casos. A falta de informação e o preconceito que ainda existe em relação à saúde do homem e, principalmente, a associação que é feita da doença somente com o público feminino, contribuem para um aumento no diagnóstico tardio que, muitas vezes, leva o paciente a óbito.
Amor, respeito e solidariedade
A CEAGESP, ao realizar esta campanha com seus colaboradores, reforça o respeito à vida, se solidariza com as pacientes e as parabeniza pela coragem e força no enfrentamento do câncer de mama. Além disso, contribui no compartilhamento da mensagem sobre a importância da conscientização sobre a prevenção da doença.
Se você quiser colaborar conosco, deixe ou encaminhe sua doação até o dia 31 de outubro ou entre em contato direto com o próprio Banco de Lenços. Conheça o trabalho deles no site www.bancodelencos.com.br
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!