Siga:

6/2/202502:04:20

CEAGESP atinge 890 pontos no IC-Sest


A CEAGESP chegou em 2024 à marca de 890 pontos no Indicador de Conformidade da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IC-Sest). Tal marcador representou um aumento de 27% em relação aos 701 pontos registrados em 2023.

Esse índice mede o cumprimento dos requisitos que a Sest, ligada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabelece para as empresas do Governo Federal. “O principal foco desse indicador é assegurar a disponibilidade e a qualidade dos dados apresentados necessários para a execução das atividades e processos da Sest. São diversos itens a serem cumpridos e que normalmente são encaminhados para realizar a avaliação da conformidade da empresa estatal”, conta Adinilton Loreto, responsável pela Coordenadoria de Riscos e Conformidade (CORIC). “Por fim, esse aumento no índice demonstra que houve melhor governabilidade na Companhia”, acrescenta.

Vários são os aspectos levados em conta na elaboração do IC-Sest. “Temos dados econômico-financeiros e os de pessoal (folha de pagamento), orçamento, governança corporativa, saúde e previdência”, conta Anderson Pereira, técnico administrativo da CORIC. “A contagem vai até 1.000 pontos, portanto, atingimos uma pontuação muito boa”, completa.

As informações que compõem o indicador devem chegar à Sest por meio do Sistema de Informação das Estatais (SIEST) sempre bem completas, pois a simples necessidade de retificação já diminui a pontuação da estatal. “Identificamos algumas informações que não estavam tão de acordo com o que a Sest exigia e ajustamos junto às áreas para fazer esse alinhamento”, explica Anderson. “Não basta só enviar e pronto, pois eles vão analisar a informação e atribuir uma nota para ela. Se não estiver completa, já tem desconto por conta do prazo e qualidade da informação prestada”, acrescenta.

A subida de 27% na pontuação final atribuída à CEAGESP de um ano para outro envolveu, inclusive, o controle contínuo da CORIC. Ao longo de 2024, houve cobrança antecipada das áreas envolvidas no processo, recepcionando as evidências de inserção dos dados no sistema da Sest e avaliando ainda a qualidade das informações prestadas.

Bons resultados no IC-Sest correlacionam-se com a adequação de uma estatal no campo da lei, sobre a qual a CEAGESP vem trabalhando continuamente. “Essa é uma demonstração de que estamos gerando e disponibilizando nossas informações e indicadores de maneira coerente”, conta Loreto.

A quantidade de pontos atingida, inclusive, condiciona a concessão de Remuneração Variável Anual (RVA). “É preciso alcançar pelo menos 800 pontos no IC-SEST para que a diretoria executiva tenha direito à RVA”, explica Anderson.

Tal trabalho só foi possível graças à cooperação mútua. “É importante ressaltar a reciprocidade e comprometimento que tivemos de cada área. Todas elas se empenharam bastante conosco para melhorar essa pontuação”, conta Loreto.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: