Siga:

8/5/202005:02:43

CEAGESP atualiza informações sobre a comercialização no ETSP


A CEAGESP apresenta nesta sexta-feira, 8 de maio, as informações atualizadas sobre o abastecimento e o funcionamento da Companhia.

Continua em vigor desde o dia 17 de março o Plano de Contingência COVID-19 elaborado pelo Comitê de Crise da CEAGESP, que se reúne diariamente para avaliar a realização das ações contra a propagação do novo coronavírus.

As medidas de limpeza, higiene e fiscalização na obrigatoriedade de máscaras têm sido reforçadas. Também foram instalados lavabos fixos e móveis em locais estratégicos para facilitar a higienização das mãos.

** IMPORTANTE: O governador do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 8, a prorrogação da quarentena até o dia 31 de maio. A CEAGESP dará continuidade a todas as medidas implementadas contra a propagação do novo coronavírus e conta com o apoio do público frequentador nessa grande força tarefa. **

BANCO DE ALIMENTOS

Diante do aumento de pedidos emergenciais, intensificamos o trabalho de conscientização junto aos comerciantes para doarem ao Banco CEAGESP de Alimentos. Em abril superamos a marca de 280 mil pessoas atendida e para orientar as entidades assistenciais que são beneficiadas, lançamos um e-book gratuito sobre Boas Práticas na Alimentação que pode ser adquirido gratuitamente aqui.

 ABASTECIMENTO NO ETSP

Movimentação: Como é agradável rever o colorido todo especial da Feira de Flores. O “dia das mães” é a principal data do setor e, mesmo com um volume de vendas menor em relação aos anos anteriores, é fundamental para que os pequenos produtores possam recuperar parte das perdas ocorridas pela suspensão das atividades e eventos. Que este colorido seja um convite para dias melhores!

A feira de flores da CEAGESP, realizada no entreposto de são Paulo, conta com mais de 1.000 expositores, principalmente pequenos produtores rurais. É a maior feira do gênero no país. Somente flores de corte e vaso movimentam anualmente cerca de 40 mil toneladas, gerando um fluxo financeiro aproximado de R$ 300 milhões. Em épocas normais, o volume comercializado na semana do dia das mães é cerca de 5 vezes maior que a média semanal. Este ano, a busca foi bem menor.

Os produtos mais procurados no dia das mães são orquídeas, rosas, tulipas, gérberas, girassóis, azaléas, lírios, kalanchoes, begônias, violetas, crisântemos, lisianthus, podocarpos, entre outras variedades. Coloridos especiais para todos os gostos e bolsos.

Volume Comercializado: O Entreposto Terminal de São Paulo – ESTP continua operando normalmente.  Nesta sexta-feira, 8 de maio, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 12.000 a 16.000 toneladas de hortifrutícolas no maior entreposto da américa latina, ou seja, movimento próximo às médias históricas.

Conforme relatamos em nossos comunicados anteriores, a oferta de produtos permanece constante no maior entreposto da américa latina. Além da manutenção de milhares de empregos e renda para toda a cadeia de hortifrutícolas, incluindo os pequenos produtores rurais, a missão de prover o abastecimento vem sendo desempenhada com primazia pela CEAGESP e seus permissionários.

Realizamos um balanço preliminar da comercialização do mês de abril, já implementadas as restrições em razão da epidemia da COVID-19. No período de 1 a 15 de abril de 2020 foram comercializadas 115.690 toneladas FLV ante 123.548 negociadas no mesmo período de março e 117.601 no mesmo período de fevereiro.

Frutas e legumes mantiveram-se com boa procura e volume próximo às médias históricas. O setor de verduras registrou quedaum pouco mais acentuada, conforme gráfico abaixo:

Preços:O índice CEAGESP fechou o mês de abril com queda de 1,43%. Verduras e legumes registraram as maiores reduções de preços. No ano, o indicador acumula baixa de 3,37% e, nos últimos 12 meses, recuou 12,15%.

O mês de maio tem como principais características as temperaturas mais amenas e pouca incidência de chuvas nas regiões produtoras, que favorecerem à produção agrícola. Assim, a tendência de preços satisfatórios aos consumidores deve permanecer nas próximas comercializações.

Acesse o comunicado na íntegra aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: