Siga:

8/11/202411:06:57

CEAGESP conhece projeto do banco de alimentos da Ceasa Paraná


Esta sexta-feira, 08/11, foi dia de conhecer em Curitiba o projeto de combate à fome do Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná, recentemente agraciado na Turquia com o Stevie Awards, um dos principais prêmios internacionais para empresas no mundo. Uma comitiva liderada pelo ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foi recebida pelo governador paranaense, Ratinho Júnior e conheceu os detalhes dessa iniciativa.

A CEAGESP esteve no local, representada por seu diretor-presidente, José Lourenço Pechtoll, e o assessor técnico Luiz Henrique Bambini, que foram acompanhados por outros representantes de centrais de abastecimento, como Carlos Magno Ribeiro Costa, diretor-presidente da Ceasaminas. Houve também presença de Geyze Diniz, cofundadora do Pacto Contra a Fome e, por parte do MDA, Ana Terra, secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar.

O grupo conferiu os detalhes do projeto em apresentação realizada pelo presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz. Entre os objetivos da visita, está o de espalhar o modelo Brasil afora. “Como podemos juntos sistematizar a metodologia do Paraná e disseminar em outras centrais do Brasil”, perguntou Geyze Diniz aos presentes.

Por parte do ministro Paulo Teixeira, houve o anúncio de que o MDA está disposto a investir em projetos realizados por outras centrais de abastecimento que se espelhem no Comida Boa. “Essa é uma bela iniciativa que reúne o combate ao desperdício de alimentos, a assistência aos mais necessitados por meio de parcerias com instituições sociais e a ressocialização de pessoas com uma porta de entrada para o mercado formal de trabalho”, declarou. Além disso, também explicou sobre a retirada de CEAGESP e Ceasaminas do Plano Nacional de Desestatização e o papel disso na garantia de acesso a alimentos saudáveis por toda a população.

Ratinho Júnior também discursou aos presentes e explicou a metodologia usada na Ceasa Paraná. “Fizemos parcerias com os agricultores e operadores para que pudéssemos fazer um reaproveitamento deles no Paraná. Parte dos alimentos são doados in natura, enquanto grande parte é industrializada, sendo higienizada, cortada, embalada e entregue a quem mais precisa”, afirmou o governador.

O ministro deu indicação de que as primeiras centrais a serem beneficiadas com aporte de recursos para bancos de alimentos serão a CEAGESP e a Ceasaminas. “Políticas como essa são importantes para que o Brasil volte a sair do mapa da fome e nós pretendemos replicar este modelo para todo o País”, declarou. Erradicar a fome é uma das metas do Governo Federal, que em 2024 conseguiu tirar mais 24 milhões de pessoas da insegurança alimentar, de um total de 33,1 milhões registrado em 2022.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: