Siga:

27/1/202601:11:04

Ceagesp contribui com IBGE na identificação de produção agrícola da capital paulista


Engana-se quem pensa que o município de São Paulo seja apenas preenchido por asfalto e concreto. Você sabia que na capital paulista há também produção de alimentos? Abobrinha, alface, cenoura, tomate, mandioca, banana, entre outros, são cultivados em áreas agrícolas localizadas em território paulistano. Muitos desses produtos são comercializados em feiras e supermercados, mas passam também pelo atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Por isso, desde 2011 a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) participa da Reunião de Estatísticas Agropecuárias (Reagro), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em São Paulo.

A Reagro é uma reunião realizada pelo IBGE em parceria com prefeituras e outras organizações para compreender a produção agrícola e pecuária brasileira. “As Reagros são responsáveis pelo levantamento da produção agropecuária, inclusive da silvicultura e do extrativismo, em âmbito nacional, estadual e municipal. No caso da agricultura e da silvicultura é também feito o levantamento de área plantada e área em produção”, explica o coordenador técnico das Reagros Estaduais, Nicolau Tadeu Arcaro, da Superintendência do IBGE em São Paulo.

Contribuição da SEDES

O mais recente encontro municipal da Reagro, em 06/11, contou com a participação do economista da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Ceagesp, João Gabriel Alves da Costa. O representante da Companhia apontou, por exemplo, que o ETSP registrou redução no recebimento de alguns produtos cultivados em São Paulo: milho verde (40 toneladas em 2024 para 2 toneladas em 2025) e abobrinha (16 toneladas em 2024 para 1 tonelada em 2025).

“Por meio das informações consolidadas no Sistema de Informação de Mercado (SIM), geramos um relatório chamado Resumo de Entradas no Mês. A cada fechamento mensal, a planilha correspondente é baixada do sistema e consolidada com as informações mensais dos períodos anteriores. Ao participar da Reagro, disponibilizamos as informações de toneladas acumuladas dos produtos que atendem aos critérios do IBGE, no caso, produtos com movimentação igual ou superior a 1 tonelada”, detalha João.

Com as informações da SEDES, a Prefeitura do Município de São Paulo e o IBGE podem verificar em campo se houve mudança no padrão de comercialização dos produtos ou se realmente houve queda na produção de alguma cultura. Na mais recente reunião, por exemplo, o pimentão foi escolhido como o próximo produto a ser analisado. Atualmente, o pimentão não está no rol do IBGE, mas a Ceagesp apontou entrada relevante de quase 30 toneladas do produto oriundas do município de São Paulo.

A próxima reunião da Reagro do município de São Paulo está prevista para acontecer entre os meses de fevereiro e março de 2026.

Participação na Reagro Estadual

Além da reunião municipal, a Ceagesp também participa do encontro estadual da Reagro. “A participação da Ceagesp é muito importante por ser o maior centro de captação de produção agrícola existente no município (e no estado) de São Paulo. Desse modo, as informações que a Ceagesp oferece ao IBGE a respeito dos produtos captados por ela permite ter uma visão significativamente mais completa e abrangente que aquela permitida exclusivamente por visitas técnicas e atendimento prestado à área rural do município de São Paulo”, finaliza Arcaro.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2026 o Mês de:

Veja também o Ano de: