Siga:

5/6/202506:05:42

CEAGESP prioriza compromisso com o abastecimento e o meio ambiente


A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais e São Paulo) está comprometida com o meio ambiente. Diariamente, seu papel fundamental de garantir o abastecimento alimentar está em sintonia com ações que contribuam para a redução dos impactos e reflexos das mudanças climáticas para o planeta.

Por isso, este 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é tão importante para a Companhia. A atual gestão da empresa pública federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), valoriza iniciativas sustentáveis que contribuem para a conservação do planeta e a preservação da natureza.

“Todos os dias, trabalhamos para reduzir perdas, combater o desperdício e garantir o acesso a alimentos frescos e saudáveis, respeitando o meio ambiente”, destaca o diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll. Segundo ele, além de reduzir desperdícios, a Companhia valoriza a agricultura familiar e busca sempre a eficiência na logística de alimentos.

 

Algumas ações da CEAGESP que contribuem direta e indiretamente para o bem da natureza

 

Fortalecimento da agricultura local: a Companhia também contribui para o fortalecimento da comercialização de alimentos produzidos localmente. A inserção de associações e cooperativas da agricultura familiar nos entrepostos e armazéns fortalece esses grupos, que asseguram menores circuitos logísticos para os alimentos, reduzindo assim a “pegada de carbono” do processo de abastecimento.

 

Mercado Livre de Energia. Outra recente iniciativa de destaque na CEAGESP foi a adesão ao mercado alternativo que prioriza fontes renováveis e mais econômicas de energia. Tal iniciativa fortalece o eixo ESG (do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, meio ambiente, social e governança) que engloba um conjunto de práticas que demonstram transparência e preocupação socioambiental.

Por essa iniciativa, a CEAGESP é uma empresa certificada pela The International Tracking Standard Foundation pelo uso de energia oriunda de fontes renováveis. Além disso, a migração para o Mercado Livre de Energia proporciona redução dos custos de todos os comerciantes da CEAGESP que, com custos operacionais mais baixos, podem manter estáveis os preços dos alimentos que vendem no atacado e no varejo, contribuindo, assim, com a economia do país.

 

Parceria com a USP: Projeto em parceria com o Instituto de Energia da Universidade de São Paulo visa oferecer melhor destinação aos resíduos orgânicos produzidos na CEAGESP. O projeto se propõe a mitigar os efeitos nocivos para o meio ambiente desses resíduos gerados na comercialização de produtos, transformando cerca de 170 toneladas de descartes em energia e fertilizantes. Essa ação reflete o compromisso, cada vez maior, da Companhia com a gestão de resíduos sólidos e, consequentemente, com o meio ambiente.

 

Banco CEAGESP de Alimentos (BCA): Uma das vertentes de sustentabilidade da empresa é o seu BCA. Por meio dessa iniciativa, milhares de pessoas atendidas pelas 200 entidades e 19 bancos de alimentos, cadastrados no BCA, têm acesso regular a alimentos de qualidade para consumo.

Graças a doações dos comerciantes atacadistas do Entreposto Terminal São Paulo e das unidades interioranas, o BCA, em 2024, distribuiu 3.520 toneladas de frutas, legumes e verduras. Dessa forma, 3.520.683 quilos de alimentos bons para consumo, mas sem valor comercial, deixaram de ser descartados em aterros sanitários, contribuindo, assim, para o meio ambiente. Além da capital, os entrepostos que compõem a rede CEAGESP no interior também doaram volume superior a 2 mil toneladas de alimentos, no ano passado.

“Precisamos abastecer o Brasil sem esquecer do clima, da terra e do futuro do planeta”, finaliza Pechtoll.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: