10/2/202602:11:18

Agricultores familiares que produzem cebolas no Rio Grande do Sul participaram de reunião remota, na segunda-feira, 9/02, com a equipe técnica da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). O diálogo busca orientar os atores da cadeira produtiva de cebola quanto ao comportamento do mercado no Entreposto de São Paulo.
Além da Ceagesp, a reunião contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) na região. Da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Sul (SFDA/RS) estiveram presentes: o superintendente Milton Ferreira; o chefe da Divisão de Articulação (DIAT/RS), Vinícius Pasquotto; e, ainda, o técnico agrícola Décio Monteiro.
Os demais participantes foram agricultores familiares, lideranças do setor produtivo da cebola, secretários municipais de agricultura e presidentes de cooperativas da região.
Os produtores familiares do litoral gaúcho querem diversificar a comercialização da cebola e, para isso, procuram orientações da Ceagesp. De acordo com o assessor técnico da Companhia, Luiz Henrique Bambini, a abordagem sobre o tema deve envolver os diversos setores da cadeia produtiva de cebola. “O diálogo entre as diversas áreas, tanto do governo quanto da produção, visa melhorar a comercialização da agricultura familiar”, enfatizou.
A engenheira agrônoma do Centro de Qualidade Hortigranjeira (CQH) da Ceagesp, Sabrina Leite de Oliveira, ressaltou a importância de os agricultores prezarem pela qualidade plena do produto. “Devem buscar aquilo que o consumidor deseja: padrão de tamanho, maior tempo de prateleira e qualidade geral da cebola”, resumiu.
Sobre a comercialização de cebolas no Entreposto de São Paulo, o chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Ceagesp, Thiago de Oliveira, explicou a relação entre sazonalidade e preços. “O ano de 2025 foi desafiador para o mercado de cebolas, quando os preços passaram boa parte do ano abaixo do ideal”, disse. Nesse sentido, orientou os participantes a identificarem a melhor época de colheita para conseguirem preços mais vantajosos.
Agora, a Ceagesp avalia a possibilidade de realizar, em breve, rodadas de negócio entre produtores de cebola do Rio Grande do Sul e comerciantes do Entreposto de São Paulo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!