Siga:

15/4/202004:05:06

CEAGESP divulga informações sobre o abastecimento (15/4)


A CEAGESP vem a público apresentar as informações atualizadas sobre as atividades e o abastecimento no entreposto.

Com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus e na sequência, em atendimento à quarentena decretada pelo governo estadual, a CEAGESP elaborou e tem colocado em prática desde o dia 17 de março, o Plano de Contingência COVID-19. Todas as medidas adotadas até o momento permanecem inalteradas e estão disponibilizadas em comunicados e publicadas em nossos canais oficiais.

As atividades administrativas estão sendo realizadas por home office e as relacionadas aos serviços essenciais atuam em regime de plantão. As medidas de limpeza e higienização no mercado continuam intensificadas. Os comerciantes também têm feito sua parte e adotando as medidas dentro de seus respectivos boxes.

Seguindo as orientações do Governo Federal quanto ao uso de máscaras, a CEAGESP distribuiu cartazes ilustrativos, assim como fizemos sobre a higienização das mãos, ensinando e reforçando sobre a importância de usá-las.

Diante do crescimento de pedidos de doações de alimentos, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) tem intensificado o trabalho de conscientização e sensibilização junto aos comerciantes sobre a importância da doação em todos os entrepostos. Nosso objetivo é fazer com os alimentos cheguem à mesa de quem muito necessita. A equipe de profissionais do BCA está atuando em regime de plantão e à disposição. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones 11 3643-3832 e 3643-3850 e no Whatsapp  11 99676-6949.

Após as adequações necessárias para garantir a segurança dos pesquisadores da CEAGESP e dos atacadistas – permissionários que fornecem as cotações de preços, as pesquisas estão sendo realizadas remotamente e os boletins serão divulgados duas vezes por semana (normalmente às segundas e sextas-feiras).

ABASTECIMENTO NO ETSP

Volume ofertado: O entreposto de São Paulo continua operando e provendo o abastecimento com regularidade na grande São Paulo, interior e outros estados. Nesta quarta-feira, 15 de abril, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 10.000 a 14.000 toneladas de hortifrutícolas no maior entreposto da américa latina, ou seja, movimento muito semelhante às médias históricas.

Na semana passada houve um acentuado aquecimento na demanda em razão da Páscoa. Nesta semana, os compradores estão repondo os estoques e percebe-se um movimento ligeiramente inferior ao da semana santa, ou seja, comercialização cronológica habitual.

Desde a entrada da COVID-19 e das restrições impostas no estado de São Paulo, acentuou-se ainda mais a concentração da movimentação de mercadorias às segundas, quartas e sextas-feiras. Terças, sextas-feiras e sábados diminuíram as vendas e percebe-se com muita clareza que a frequência da maioria dos compradores ficou restrita aos dias de maior oferta, ou seja, apenas 3 vezes por semana.

Mesmo com este novo cenário, os permissionários da CEAGESP continuam mantendo a oferta de hortifrútis constante, assegurando o abastecimento regular no entreposto.

Desta forma, os hortifrútis têm chegado normalmente aos equipamentos de varejo, com qualidade e frequência plenas neste momento fundamental para a manutenção de uma alimentação saudável.

Os volumes adquiridos por restaurantes, bares, hotéis, companhias aéreas, distribuidores, feirantes e demais segmentos afetados pelas restrições geradas pelo COVID-19 seguem abaixo do normal. Em contrapartida, os supermercados, desde as grandes redes até os pequenos estabelecimentos localizados nos bairros, bem como as lojas de hortifrúti, aumentaram consideravelmente os volumes de compra.

Com as saídas menos frequentes, consumidores continuam optando por estabelecimentos que concentrem um mix maior de produtos, como FLV, mercearia, limpeza, laticínios e etc. Desta forma, conseguem realizar as compras em um único local, diminuindo as saídas e mitigando riscos.

As frutas, com destaque para laranja, limão, tangerina, banana, abacate, manga, maçã, mamão, entre outros produtos de época, são os mais procurados. Alguns consumidores buscam produtos ricos em vitamina c, outros optam por produtos com baixo custo e alto valor nutricional. No setor de legumes, os mais procurados são tomate, cenoura, abobrinha, chuchu, além das raízes e tubérculos. O setor de diversos (batata, alho, cebola e ovos) também continua bastante demandado.

Verduras: Apesar das restrições estabelecidas pelo Governo do estado de São Paulo em relação ao funcionamento de escolas, bares, restaurantes, entre outros, que refletiu em queda no volume de vendas nas últimas semanas, notadamente das folhosas, a semana da Páscoa foi caracterizada pela maior procura e recuperação dos preços do setor, melhorando ligeiramente a rentabilidade dos produtores rurais e permissionários do setor. Esperamos que estas buscas por alimentos mais leves e saudáveis mantenham-se nesta semana.

Flores: Considerando o decreto número 64.881 de 22/03/2020 do Governo do Estado de São Paulo, a CEAGESP, em conjunto com o sindicato e lideranças da categoria, suspendeu a comercialização da feira de flores por prazo indeterminado.

Pescados: O setor registrou bons números de vendas durante toda a semana santa. Passada a Páscoa, a tendência é de diminuição no volume comercializado em função da esperada queda no consumo de peixes.

Visando reduzir os riscos e também os custos de compradores e permissionários, a CEAGESP e a Acapesp – Associação dos comerciantes atacadistas de pescados do estado de São Paulo, em comum acordo, reduziram os dias de comercialização no setor, que funcionará somente às terças, quintas e sábados, das 2h às 6h da manhã.

Varejões: Os varejões da CEAGESP têm operado normalmente mesmo com a queda do número de freqüentadores e só será suspenso caso seja determinado por esferas superiores. Como esta modalidade é muito parecida com as feiras livres, as decisões da PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo estão sendo monitoradas e aplicadas neste segmento.

Em parceria com a FAESP, SENAR AR/SP, SEBRAE-SP, UNIÃO NACIONAL DOS FEIRANTES, PRODUTORES E COMÉRCIO E ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES PRODUTORES E COMÉRCIO, foi criado um Guia de Recomendações para o funcionamento das Feiras Livres e todas as boas práticas de funcionamento nos Varejões da CEAGESP estarão submetidos a ele.

Preços: Na semana da Páscoa, alguns produtos tiveram a demanda aquecida em razão principalmente do aumento do volume de compras de pequenos, médios e grandes redes de supermercados e das lojas de hortifrútis para atender os consumidores.

Como há dificuldades sazonais em algumas culturas, foram observadas elevações de preços em produtos com grande relevância como tomate, batata, alho, cebola, mamão, laranja, limão, ovos, entre outros. Passado este período de maior procura, a tendência é que os preços apresentem redução e permaneçam, na maioria dos casos, satisfatórios ao consumidor.

Acesse o comunicado na íntegra aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: