3/6/201606:03:53
Contribuição reaviva esperança para a retomada da vida nos desabrigados
E aos poucos a cozinha do CEU Hebe Camargo foi tomada de solidariedade vinda nas 84 caixas da 1,7 tonelada de frutas, legumes e verduras doadas pelo Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) às vítimas do incêndio que atingiu a comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, no dia 14 de maio de 2016.
As cores vivas dos tomates, das abóboras e das cenouras nutriram os olhares de socorro dos desabrigados e reavivaram as esperanças perdidas no fogo e agora refletidas no verde das folhas dos repolhos e alhos porós que realçarão o sabor de suas refeições.
As mangas, que mal acabavam de ser descarregadas, já adoçavam o paladar da jovem que dividia uma fruta com sua bebê. “Frutas eles viram muito pouco e apenas banana, quais restringimos as muitas crianças de colo que temos aqui”, ressaltou a coordenadora da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, Mônica Faria Rydlewski, voluntária na cozinha do CEU.
Mexericas, mamões, bananas e laranjas também farão parte do cardápio das 300 refeições servidas diariamente às 60 famílias que buscaram refúgio no Centro Educacional. “Vamos ser sinceros: macarrão não tem nutriente algum. Quando eu vi esse monte de cor, fiquei imaginando as crianças tendo todas as refeições necessárias. Isso é, de fato, um presente. Realmente essa doação é uma bênção”, disse Mônica emocionada.
Segundo Jae Young Ahn, coordenador de Sustentabilidade da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), além do trabalho assistencial realizado com entidades carentes, o BCA presta atendimento também às pessoas vítimas de tragédias naturais. “Procuramos fazer muito mais do que nos é designado. Queremos contribuir com ações que beneficiem a sociedade e amenizem suas mazelas”.
Em 2016, a CEAGESP – através do seu Banco de Alimentos – prestou solidariedade em oito casos de ajuda humanitária ocorridas na Grande SP, entre eles assistências às vítimas das enchentes em Francisco Morato, Franco da Rocha e Itaquaquecetuba e aos refugiados sírios que vivem na capital.
Para a voluntária da tragédia de Paraisópolis, a atitude da CEAGESP é digna de louvor e serve de tábua de salvação aos desabrigados, pois dá a essas pessoas através dos alimentos a atenção que elas tanto precisam. “Essa corrente do bem que agora a CEAGESP faz parte está dando a eles cuidados e a garantia de que vitaminas não irão faltar”, falou.
DOAÇÕES BCA – No mês de maio, o BCA recebeu 89 toneladas de alimentos dos quais 62 toneladas foram distribuídas a 91 entidades assistenciais, beneficiando pouco mais de 133 mil pessoas. As 27 toneladas de frutas, legumes e verduras impróprias para o consumo humano foram destinados a aterros sanitários e sistema de compostagem.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!