Siga:

9/6/202006:10:44

CEAGESP e EMBRAPA lançam cartilha com dicas de consumo na quarentena


Em tempos de pandemia, frutas e verduras são itens indispensáveis na alimentação e para uma boa saúde. Porém, por ocasião da quarentena, faz-se necessário um bom planejamento para otimizar as compras e evitar as frequentes idas ao supermercado e feiras.

Pensando nisso, a CEAGESP e a EMBRAPA, parceiras há mais de 20 anos, criaram uma cartilha gratuita para orientar os consumidores nesse momento. O objetivo é auxiliá-los na escolha de quais frutas e hortaliças mais adequadas para o consumo, como melhor aproveitá-las, além de ensinar a forma correta de higienizar e armazenar esses alimentos.

O editor técnico do projeto e pesquisador Marcos David Ferreira, que se dedica ao estudo de perdas e desperdícios na fase de pós-colheita há mais de 25 anos, lembra que entre as opções de compras há uma grande diversidade de frutas e hortaliças, e cada uma delas possui características distintas de produção e conservação.

“As frutas e hortaliças são produtos perecíveis e sazonais, assim é importante que os consumidores recebam estas informações para auxiliá-los no consumo e conservação, em especial neste momento de dificuldade de acesso ao alimento para muitos”, afirma Ferreira.

Para a engenheira de alimentos da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP, Fabiane Mendes da Camara, editora técnica da cartilha, a parceria com a Embrapa Instrumentação, que já se consolidou por meio de muitos trabalhos, cursos e publicações, é de extrema importância para o setor.

“A cooperação viabiliza soluções de pesquisa e inovação nos processos de produção, armazenamento, comercialização e consumo de frutas e hortaliças in natura, ações que auxiliam também no combate ao desperdício de alimentos”, afirma a doutora em Ciência, Tecnologia e Alimentos.

Segundo ela, a cartilha tem como objetivo auxiliar o consumidor, mas paralelamente fomenta todo o setor, da produção ao consumo. “Certamente esta parceria é um diferencial e um grande ganho para o setor de alimentos  devido a capacidade e qualidade técnica que conseguimos obter unindo esforços e pesquisas”, conclui.

Baixe seu exemplar gratuitamente hoje mesmo e aproveite essas importantes dicas para trazer saúde e economia para dentro de seu lar.

Clique aqui para adquirir o seu.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: