1/11/201611:01:42
Munidos de panfletos explicativos e de bigodes de EVA, a equipe do Instituto Lado a Lado Pela Vida esteve na manhã desta terça-feira (1/11), na Torre do Relógio da CEAGESP, para lançar a campanha Novembro Azul de prevenção de câncer de próstata.
Um ator fantasiado de bigode gigante chamava a atenção das pessoas que passavam pelo local, que eram abordados pelos integrantes da equipe para ouvirem explicações sobre a doença que mata muitos homens no Brasil, com cerca de 13 mil mortes por ano, o que equivale a uma morte a cada 40 minutos.
No Brasil, são esperados cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata em 2016, que é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem realizar exames preventivos todos os anos. Os principais fatores de risco são idade (cerca de 62% dos casos acometem homens acima de 65 anos), histórico familiar, raça (maior incidência entre homens de pele negra), sedentarismo, obesidade e alimentação inadequada.
Apesar de apresentar 90% de chance de cura se detectado precocemente e tratado adequadamente, muitos homens acabam não passando por exames de prevenção – como o exame de toque retal ou de PSA no sangue – por puro desconhecimento ou preconceito. Por isso é que campanhas de esclarecimentos como essa do Novembro Azul são importantes. Mais informações podem ser obtidas em www.novembroazul.com.br
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!