Siga:

1/11/202411:01:04

CEAGESP encerra outubro com atividade sobre Segurança Alimentar e Nutricional


A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) recebeu na quarta-feira, 30/10, diversos representantes da sociedade para debater e realizar levantamentos importantes sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) — assista aqui.

A atividade acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, em 16/10, e contou com a presença de integrantes do Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN), do Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (ObSanpa) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan).

“A intenção de hoje é celebrar o Dia Mundial da Alimentação que, em 2024, completa 20 anos das diretrizes voluntárias para a sua realização, e também colocar um tema muito importante para a garantia do direito à alimentação que é o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Alimento no Prato para o período de 2025 a 2028). Reunimos na CEAGESP para fazer uma investigação alimentar no entreposto de São Paulo e conhecer como é o caminho dos alimentos, nosso sistema alimentar na região metropolitana de São Paulo. E, com isso, estimular a participação social para termos um grande envolvimento da comunidade ao decidir sobre a política de abastecimento do nosso país”, explica o ativista alimentar André Luzzi que integra o FPSAN.

A iniciativa tem o objetivo de compreender o papel e a importância da central de abastecimento de alimentos na promoção do acesso a alimentação saudável e adequada. Considerando que o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da CEAGESP é o maior da América do Sul, o levantamento pretende apontar caminhos para incentivar um modelo de abastecimento alimentar popular e com participação social.

“Buscamos um modelo que preze pela razoabilidade nos preços praticados, ou seja, que seja justo e mais acessível à população. Além disso, que priorize também o combate às perdas e aos desperdícios de alimentos”, destaca o assessor técnico Luiz Henrique Bambini, da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE).

A atividade realizada na CEAGESP foi dividida em três etapas: apresentação institucional da Companhia e de dados do ETSP para todos em palestra no Auditório Nelson Loda; caminhada técnica pelo mercado com divisão dos participantes em quatro grupos para abordagens de diferentes temas (desperdício, infraestrutura e logística, diálogo social e territórios, preços e iniquidade de acesso a alimentos saudáveis); e, por fim, identificação e apontamento do que pode ser viável para tornar mais eficientes as políticas de abastecimento alimentar popular.

“Fizemos essa articulação com a equipe da CEAGESP para que possamos discutir a questão do abastecimento alimentar e o papel desse espaço na garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada. Temos estudantes do curso técnico em Nutrição, de curso superior de Nutrição, conselheiros e conselheiras do Comusan. Pretendemos entender um pouco melhor esse processo e pensar nas possibilidades que esse espaço tem e que podem ser melhoradas”, finaliza a presidente da Comusan, Vera Vilela, na gestão 2022 a 2024, que também é nutricionista e representante do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SindiNutri-SP).




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: