Siga:

4/12/202412:03:07

CEAGESP marca presença no Encontro Nacional da ABRACEN – Edição Mato Grosso do Sul


De 27 a 29/11, Campo Grande (MS) recebeu o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (ABRACEN), realizado no Grand Park Hotel. A CEAGESP foi representada por seu diretor-presidente, José Lourenço Pechtoll, acompanhado dos gerentes Maurício Pereira, do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), e Adalberto Dias de Sousa, do Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT).

“Além do debate sobre as centrais de abastecimento, houve também a recepção para a festa de 45 anos das Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (CEASA MS). O entrosamento foi muito importante”, diz Adalberto. A presença de representantes das diversas centrais permitiu também que se soubesse o que está sendo realizado. “As Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC), por exemplo, querem fazer um novo entreposto. O governo de lá criou um grupo que viajou até o Uruguai, tendo sido recebido pelo governo de lá para conhecer a Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM), de Montevidéu”, conta Maurício.

A grande enchente que afligiu o Rio Grande do Sul no começo deste ano também esteve em pauta e gerou debate. “A CEASA/RS não imaginava o que ia acontecer. Foi uma coisa muito triste, mas eles conseguiram criar um entreposto a toque de caixa para segurar o abastecimento. Isso gerou uma sugestão para que todo o setor tenha seu plano de contingência”, conta Maurício.

Outro assunto que frequentou a pauta foi a segurança alimentar. “Em Mato Grosso do Sul está muito interessante a agricultura familiar. Ela conseguiu chegar à CEASA MS e vários produtores rurais estão conseguindo expor seus produtos e fazer a comercialização”, conta Maurício. Outro assunto foi a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica a partir de 02/01/2025. “Em alguns lugares mais remotos, há dificuldades com a internet e as cooperativas irão abraçar esses produtores para conseguir que eles tenham acesso”, complementa o gerente do DEPEC.

O Encontro permitiu também debates tecnológicos sobre as mudanças na entrepostagem. “Tem uma linha dentro da ABRACEN que percebeu ser a tecnologia uma ferramenta importante para desenvolver suas atividades tanto de segurança quanto outras atividades”, recorda Maurício, acrescentando outras alterações no dia a dia desse setor. “O uso de empilhadeiras, por exemplo, está avançando bastante”, complementa.

“Foi uma das experiências mais ricas, pois é uma troca de parâmetros de gestão e administração. Saímos com uma riqueza de conhecimento muito importante”, conta Adalberto. “A partir desse encontro percebi a importância da CEAGESP tanto para o brasileiro quanto para outros lugares, pois aqui se importa e exporta mercadorias”, acrescenta o gerente do DEINT. “Uma dica para nós, administradores, sobre alternativas para os entrepostos, é visitar os casos de sucesso tanto na América Latina quanto no mundo”, considera Maurício.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: