Siga:

1/4/202004:05:42

CEAGESP está operando para recebimento e saída de mercadorias


A CEAGESP vem a público informar que:

  • As ações para evitar a propagação do Coronavírus continuam e a Companhia agradece a todos os permissionários que estão engajados e comprometidos nessa causa;
  • Em parceria com a FAESP, SENAR AR/SP, SEBRAE-SP, UNIÃO NACIONAL DOS FEIRANTES, PRODUTORES E COMÉRCIO E ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES PRODUTORES E COMÉRCIO, foi criado um Guia de Recomendações para o funcionamento das Feiras Livres e todas as boas práticas de funcionamento nos Varejões da  CEAGESP estarão submetidos a ele.
  • Por questões operacionais, o portão 13 está temporariamente fechado.
  • Aos comerciantes, solicitamos que substituam os tapetes de entrada (quando houver) por um pano úmido com água sanitária, para minimizar a disseminação do vírus.
  • Para a higienização das mãos estão disponibilizadas pias, água, sabão líquido e papel. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a limpeza das mãos deve ser realizada com água e sabão OU álcool em gel.

LIMPEZA

As ações de limpeza e higienização dos sanitários estão sendo realizadas diariamente. A ação de lavação de ruas e estacionamentos são realizadas todos os dias com 02 (dois) caminhões pipa e a partir de quinta-feira, 02/4, até domingo 05/04, estaremos contando com o apoio de mais 01 (um) caminhão pipa.

Será dada continuidade na lavação dos pavilhões AP’s. O pavilhão APA foi lavado e higienizado no dia 28/03 e no próximo sábado, 04/04, será realizada a lavação interna do pavilhão APB.

Serão quatro dias de limpeza com hipoclorito de sódio pelas ruas do entreposto, sempre no final da tarde para não prejudicar a comercialização, a circulação e o trânsito no local, e também para evitar aglomeração. Datas: • Quinta-feira 02/04 – 03 caminhões pipa das 16 horas à 0:00 horas. • Sexta-feira 03/04  – serão 02 caminhões pipa das 08:00 horas à 0:00 hora / 01 caminhão pipa das 08:00 horas às 18:00 horas / • Sábado 04/04 – 03 caminhões pipa das 08:00 horas às 18:00 horas / • Domingo 05/04 – 03 caminhões pipa das 08:00 horas às 18:00 horas.

PULVERIZAÇÃO

No próximo final de semana será realizada a pulverização no entreposto. O produto que será utilizado é o Peroxy 4D, é um detergente de nível intermediário e desodorizante de alto desempenho, indicado para área hospitalar e todas as áreas que buscam por limpeza eficiente.

Esse produto é a base de peróxido de hidrogênio com ação bacteriostática, elimina 99,999% de espectro de microrganismos ativos bactericidas que proporcionam alto desempenho por 72 horas.

É fundamental que os permissionários não deixem mercadorias expostas nas plataformas e corredores dos pavilhões.

No sábado, 04 de abril a partir das 14h, será realizada a pulverização nos seguintes setores:

AM’S (Plataformas)
BP’S (Plataformas)
AP’S (Plataformas e corredores internos)
EDSED II (Corredor piso térreo)

No domingo, 05 de abril a partir das 8h, será realizada a pulverização nos seguintes setores:

HF’S (Plataformas)
MFE – A/B/C (O entorno e corredores internos)
AMJ-B (Corredo interno)
FRISP

ABASTECIMENTO NO ETSP

Volume ofertado: O entreposto de São Paulo continua operando normalmente e provendo o abastecimento com regularidade na grande São Paulo, interior e outros estados. Nesta quarta-feira, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 12.000 a 14.000 toneladas de hortifrutícolas no maior entreposto da América Latina. A comercialização vem se adequando à nova realidade em decorrência do COVID19. Segundas, quartas e sextas-feiras sempre foram os dias com maior volume ofertado na semana. Nas últimas semanas, porém, essa movimentação concentrada nestes dias mostrou-se ainda mais evidente, tanto do ponto de vista da oferta quanto da demanda. Percebe-se com muita clareza que a frequência da maioria dos compradores ficou restrita a estes dias, ou seja, apenas 3 vezes por semana. Outra mudança fundamental diz respeito ao tipo de comprador e volumes adquiridos. Com a diminuição do volume de compras por restaurantes, distribuidores, feirantes e demais segmentos afetados pelas restrições geradas pelo COVID-19, os supermercados e as lojas de hortifrúti aumentaram muito os volumes de compra. Com as saídas cada vez menos frequentes, consumidores estão optando por estabelecimentos que concentram um mix maior de produtos, como FLV, mercearia, limpeza, laticínios e etc. Desta forma, conseguem realizar as compras em um único local, diminuindo as saídas e mitigando riscos. As frutas, legumes e diversos (batata, alho, cebola e ovos) continuam sendo os produtos mais procurados. Já as folhosas continuam registrando retração acentuada na demanda. Apesar da queda do volume de vendas e do número de compradores, os atacadistas da CEAGESP mantiveram oferta de hortifrútis constante, assegurando o abastecimento regular no entreposto.

Varejões: O volume comercializado e o número de frequentadores tem recuado paulatinamente, semana após semana. Como esta modalidade é muito parecida com as feiras livres, as decisões da PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo deverão ser monitoradas e aplicadas neste segmento. A PMSP publicou algumas regras com o objetivo de reduzir riscos de contaminação. Os varejões da CEAGESP adotarão todas as medidas.

Verduras: O setor vem registrando redução do volume de vendas desde a semana passada. Desde a restrição do funcionamento de bares e restaurantes na capital, a procura mostra-se bastante reduzida. São produtos sensíveis, na maioria folhosas, que não integram o tradicional marmitex. Muitos consumidores também têm evitado os produtos crus. Assim, o setor tem sentido bastante.

Flores: A demanda caiu acentuadamente no setor uma vez que o consumo está diretamente ligado a eventos com índices elevados de cancelamentos como casamentos, aniversários, confraternizações, etc. A PMSP restringiu o número de pessoas em velórios na capital para evitar aglomerações. Assim, produtos ligados ao tema também tiveram o consumo reduzido. Desta forma, como a prioridade é manter o abastecimento de alimentos e considerando o decreto número 64.881 de 22/03/2020 do Governo do Estado de São Paulo, a CEAGESP, em conjunto com o sindicato e lideranças da categoria, optou por suspender a comercialização da feira de flores.

Pescados: Visando reduzir os riscos e também os custos de compradores e permissionários, a Ceagesp e a Acapesp – Associação dos comerciantes atacadistas de pescados do estado de São Paulo, em comum acordo, reduziram os dias de comercialização no setor, que funcionará somente às terças, quintas e sábados. Esta redução na frequência não afetou as vendas do setor. O setor registra bons números nos dias em que há comercialização e as vendas tendem a permanecer satisfatórias durante toda a quaresma.

Preços: Não houve alterações significativas, apenas acomodações naturais em razão da sazonalidade, clima, variação cambial e procura. A tendência de redução dos preços em razão da retração gradativa na demanda vem se confirmando. Visando mitigar os efeitos do COVID 19, a CEAGESP adotou o trabalho remoto (home office) nas atividades administrativas e não essenciais. Assim, alguns serviços como pesquisa de preços e lançamentos das notas fiscais de entrada foram suspensos temporariamente.

Acesse o comunicado oficial na íntegra aqui.

Confira um momento da comercialização no MLP no dia 27/3:

Confira também alguns registros feitos durante a semana no nosso canal oficial no Youtube.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: