Siga:

12/5/202305:02:28

CEAGESP participa do evento “Vivência sobre alimentação escolar” em Alagoas


A engenheira de alimentos da CEAGESP, Fabiane Camara, participou do evento “Vivência sobre alimentação escolar no semiárido alagoano”, em Piranhas (AL), na sexta-feira (05/05). O evento foi realizado no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido e contou com a participação de nutricionistas, gestores de secretarias de educação e merendeiras dos municípios de Delmiro Golveia (AL), Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (PE). A CEAGESP foi convidada para participar do evento e apresentar os programas Hortiescolha e Escola do Sabor.

O Hortiescolha é um projeto de políticas públicas, desenvolvido pela Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), que serve de orientação para compra de frutas e de hortaliças frescas para os serviços de alimentação, em especial a alimentação escolar. “A CEAGESP busca contribuir para a eficiência das compras públicas de frutas e hortaliças de acordo com as diretrizes do PNAE, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Apresentamos os aspectos de produtos, de comercialização, e orientamos sobre a confecção dos descritivos de compras e sobre os requisitos mínimos de qualidade”, destaca Camara. Ainda segundo a engenheira de alimentos da CEAGESP, o Hortiescolha ajuda quem faz a compra dos alimentos para as escolas e, assim, garante melhor custo-benefício.

Outro programa que a CEAGESP apresentou no evento em Alagoas foi o Escola do Sabor. “Mostramos o caminho das frutas e das hortaliças desde a produção no campo até chegar ao consumo. Buscamos promover o conhecimento através de atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas também nas escolas e, assim, incentivar a alimentação saudável principalmente entre as crianças”, diz.

Nos dois dias de evento, em 5 e 6 de maio, a programação contou com debates, palestras e oficinas. Além da CEAGESP, houve participação também da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do Sebrae Alagoas, da empresa Bioativo Consultoria, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, da ONG Banco de Alimentos e, ainda, dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e da UFAL (Universidade Federal de Alagoas).

“Acredito que foi muito importante apresentar os programas Hortiescolha e Escola do Sabor, além de conhecer in loco as dificuldades enfrentadas no processo de confecção dos editais de compras, compras da agricultura familiar e controle de qualidade na recepção dos alimentos. A interação promovida por esse tipo de evento é muito importante, pois assim conseguimos aperfeiçoar nossos programas de políticas públicas e entender as particularidades de cada região”, finaliza a engenheira de alimentos Fabiane Camara.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: