20/1/201601:10:48
Serviço disponível ao público serve para auxiliar a comprar alimentos mais em conta
A cena se repete todos os dias. Supervisionados pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), a equipe de cotações percorre o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) para verificar, diretamente com os permissionários, os preços praticados e a qualidade dos produtos encontrados no atacado.
A partir dessas informações, que se juntam a outros dados, como o volume ofertado, é gerada uma listagem que mostra os valores (em baixa, estável ou em alta) dos alimentos que passam pelo local.
Esse material se transforma no “Dicas de Compras da Semana”, que é publicado nas redes sociais (facebook e blog) e no próprio portal da CEAGESP. A lista é encaminhada ainda para os principais veículos de comunicação.
O serviço tem como objetivo auxiliar as pessoas a se alimentarem bem e, principalmente, a economizarem mais na hora de ir ao mercado, feira ou sacolão. Para se ter uma ideia da abrangência dessa iniciativa, 60% de todas as frutas, legumes e verduras comercializadas na região metropolitana de São Paulo (composta por 39 municípios, incluindo a capital) passam pelo ETSP.
No entreposto paulistano operam cerca de 3 mil atacadistas, que movimentam, diariamente, 11 mil toneladas de alimentos, o que representa um fluxo financeiro estimado em R$ 20 milhões por dia.
Do “Dicas de Compras da Semana” deriva outro serviço, também divulgado pela CEAGESP: a escolha específica de um produto dessa cesta, cujo preço está bem em conta. Feito isso, são apresentadas as suas características, propriedades nutricionais e curiosidades, além de uma receita, com aproveitamento integral, sugerida pela equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!