4/8/202508:11:52

Na semana passada, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) marcou presença no 6º Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão, de 24 a 27 de julho. O evento é uma das principais celebrações da cadeia produtiva do abacaxi e contou com uma palestra técnica conduzida pelo técnico operacional Lisandro Barreiros, da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), da CEAGESP.
Na palestra “Pós-colheita, rotulagem e rastreabilidade do abacaxi” foram abordadas práticas fundamentais para a valorização do fruto, incluindo manuseio e colheita adequados, controle de temperatura e umidade, assim como as exigências legais relacionadas à rotulagem e rastreabilidade, conforme a legislação vigente.
Com foco nos agricultores familiares da região, o evento também contou com a presença de estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O encontro promoveu uma valiosa troca de conhecimentos entre os jovens, técnicos e produtores.
Qualidade e comercialização de hortigranjeiros
Na oportunidade, Lisandro também destacou dados relevantes do mercado, com destaque para análises de sazonalidade, origem e preços do abacaxi no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), baseados em levantamentos realizados pela CEAGESP e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). As informações, apresentadas durante a palestra, reforçam a participação da região de São Domingos do Maranhão, que hoje ocupa a terceira posição entre os maiores fornecedores de abacaxi ao ETSP, principalmente entre os meses de julho a agosto, período em que se consolida como o principal polo abastecedor do entreposto da capital.
“Levar informação técnica de forma acessível é essencial para fortalecer os produtores e fomentar boas práticas. A CEAGESP cumpre seu papel como referência nacional na área de qualidade e comercialização de hortigranjeiros”, afirmou Lisandro.
A presença da CEAGESP reforça ao público o comprometimento da Companhia com a valorização da agricultura familiar e a promoção da segurança alimentar em todo o país, além de fomentar o fortalecimento das cadeias produtivas regionais.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!