Siga:

10/7/202307:12:48

CEAGESP participa de Encontro Nacional da Abracen


Aconteceu de 06 a 08 de julho, em Belo Horizonte (MG) e Contagem (MG), o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen). A CEAGESP marcou presença no evento através da participação de José Lourenço Pechtoll, da Diretoria Técnica Operacional (DIOPE), e de Marisa Tanaka, da Coordenadoria de Governança e Integridade (CODGI).

Na quinta-feira (06/07), a programação foi dedicada a uma visita técnica ao entreposto da CEASA Minas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A representante da CODGI/CEAGESP, Marisa Tanaka, apresentou a proposta de um curso, em parceria da Abracen com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sobre a Cadeia de Suprimentos FLV e Segurança Alimentar nas Centrais de Abastecimento.

Também foi realizada visita ao Prodal Banco de Alimentos, do Instituto CEASA Minas, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 2006, trabalha para evitar o desperdício de alimentos através da destinação às pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar. No mesmo dia houve, ainda, reunião conjunta da Abracen com a Confederação Brasileira das Associações, Sindicatos, Lojistas do CEASA e Afins (BR-BRASTECE).

O segundo dia do evento, sexta-feira (07/07), contou com palestra de José Lourenço Pechtoll. O diretor técnico operacional da CEAGESP abordou o tema “As Ceasas e as Políticas Públicas do Novo Governo”. Outros assuntos estiveram em pauta: cenários e desafios das centrais de abastecimento no Brasil e na América Latina; mercados, instituições e agricultura familiar; tendências e futuro da alimentação; Programa PAA no contexto das centrais de abastecimento; gestão de embalagens retornáveis; produção e comercialização de frutas no Vale do Rio São Francisco (Bahia-Pernambuco); e tecnologia de tratamento térmico de resíduos urbanos.

Além da CEAGESP, representantes das centrais de abastecimento de todo o Brasil e da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) participaram do evento. Também estiveram presentes o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, e o Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Milton José Fornazieri. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) foi representada pelo diretor-executivo da Diretoria de Política Agrícola e Informações (DIPAI), Sílvio Isoppo Porto.

No sábado (08/07), encerramento do encontro, foi realizada visita ao Mercado Central de Belo Horizonte.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: