Siga:

12/8/201908:11:02

CEAGESP nomeia praça em homenagem ao Manelão


Em uma cerimônia marcada com muita emoção e na presença de colaboradores, amigos, alunos e familiares, aconteceu no sábado (10/8) a inauguração da Praça Manelão (antiga Praça da Batata, no portão 7 do Entreposto Terminal São Paulo – ETSP), em homenagem a Manoel da Silva Filho, mais conhecido como Manelão, falecido aos 68 anos no dia 9 de junho, após ter lutado contra um câncer.

Ex-presidente da Associação Nossa Turma, ele estaria fazendo aniversário no dia 10 de agosto. A data marcou também as comemorações pelo Dia da Família, e os presentes ao evento foram agraciados com um lauto café da manhã e oficinas educativas. O diretor-presidente da CEAGESP, Johnni Hunter Nogueira, fez o descerramento da placa que leva o nome do Manelão no local.

Manelão chegou à CEAGESP em 1971 para trabalhar como carregador e passou a chamar atenção com a sua preocupação com os menos favorecidos.

Em 1998, já trabalhando como gerente de um box de frutas, Manelão criou uma escolinha de futebol para crianças, que funcionava em um terreno dentro do ETSP, reunindo cerca de 200 crianças.

Em 2001, com o apoio da CEAGESP, foi fundada a Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma, que começou oferecendo aulas de reforço escolar, música, artes e esportes crianças carentes, e chegou a atender cerca de 600 alunos desde a sua criação. A indicação de Manelão para presidir a instituição foi uma consequência natural.

Atualmente a Associação Nossa Turma se define como uma organização sem fins lucrativos com projetos voltados para educação e capacitação profissional, e que trabalha com crianças, adolescentes e adultos em situação de risco social.

Além disso, tem um contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação para funcionar como Centro de Ensino Infantil e atende cerca de 108 crianças entre 11 meses e 4 anos.

Em todas as ações sociais e de arrecadação de fundos para a Nossa Turma, Manelão esteve à frente dos trabalhos, recebendo a todos com seu imenso sorriso e abraço farto e, incansável, conseguia doações de diversas empresas para a instituição que iam desde ações de reforma das instalações até presentes para os dia das crianças e Natal e prendas para bingos e bazares.

As ações de Manelão, sempre carregadas de humildade e desapego às vaidades, não passaram desapercebidas, sendo homenageado em 2004 pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que dedicou um capítulo sobre sua vida no seu livro “Heróis Invisíveis”, que retratou a trajetória de 50 personagens da cidade de São Paulo.

Mesmo com saúde fraca e idade avançada, Manelão continuou seu trabalho social em busca de doações de alimentos no mercado para incrementar as refeições dos alunos da Associação Nossa Turma.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: