Siga:

9/1/202601:03:32

Ceagesp vai instalar Núcleo de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar na cidade de Registro (SP)


O Governo Federal, por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), cedeu à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) uma área com cerca de 11 mil m² no município de Registro, região do Vale do Ribeira, a cerca de 191 km da capital paulista.

No local, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal, será implantado o futuro Núcleo de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar da Ceagesp. O objetivo da estrutura é contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar da região do Vale do Ribeira.

Com a iniciativa da Ceagesp e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), serão beneficiadas centenas de famílias de agricultores familiares, além de associações e cooperativas da região.

 

Emprego e renda

O projeto visa capacitar os produtores da região nas áreas de gerenciamento, beneficiamento e comercialização, criando uma relação de equilíbrio entre produtor, atacadista e varejista. A instalação do Núcleo de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar deve ainda gerar emprego e renda no meio rural e aproximar a agricultura familiar do consumidor final.

O contrato de cessão da área foi firmado pela diretoria executiva da Ceagesp e pelo superintendente da SPU, Celso Santos Carvalho, no dia 23 de dezembro e divulgado no Diário Oficial da União do dia seguinte.

O Núcleo de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar da Ceagesp está dentro dos atuais desafios da Ceagesp de garantir acesso a mercados, fomentar a agroecologia, produzir mais e reduzir as perdas de alimentos.

 

Segurança alimentar e nutricional

A estratégia de apoio à comercialização é parte do processo de inclusão comercial da agricultura familiar, que a Ceagesp adota desde janeiro de 2023, buscando valorizar este importante setor produtivo, e, com isso, garantir segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade.

Ao longo deste primeiro semestre, será montado um grupo de trabalho para identificar as prioridades de atuação para a implantação do núcleo. Entre elas, o espaço físico onde se concentrará a operação do núcleo. Ao longo desse período, também serão identificados e cadastrados os agricultores familiares, incentivando as suas adesões e promovendo a capacitação básica para a comercialização.

O projeto prevê ainda a identificação de tendências de mercado ligadas à produção local e a realização de rodadas de negócio voltadas à produção da região.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2026 o Mês de:

Veja também o Ano de: