17/9/202509:01:42

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) recebeu, na manhã desta terça-feira, 16/09, a visita de representantes do Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras (IPCB) que, entre outras ações, promove o projeto Pão do Povo da Rua. O objetivo da parceria entre as instituições é viabilizar iniciativas com foco na capacitação e na promoção da segurança alimentar — assista aqui.
A recepção ao IPCB foi realizada pela equipe da Seção de Sustentabilidade (SESUS) e, também, pelo diretor técnico operacional da CEAGESP, Luiz Silveira Rangel. O professor Dr. Ricardo Frugoli, acompanhado de Anis Frugoli e de Anselmo Frugoli, conheceu a estrutura da Cozinha Experimental existente no mezanino do restaurante dos Festivais Gastronômicos CEAGESP. O local tem potencial para receber treinamentos e capacitações.
“Buscamos parceiros com expertise, como é o caso do professor Ricardo Frugoli, do IPCB. São parceiros que podem agregar conhecimento para que consigamos ter um melhor trabalho com a comunidade no entorno. Pretendemos promover oficinas e capacitações para que as pessoas consigam também ter uma renda. Queremos dialogar e contribuir com a comunidade do nosso entorno”, explica Rangel.
“Estamos aqui para ampliar nosso trabalho de capacitação e de alimentação a pessoas vulneráveis e, quem sabe, começar a capacitar pessoas em situação de alta vulnerabilidade também aqui dentro do CEAGESP. Também queremos lidar com a segurança alimentar e fazer com que o alimento chegue mais facilmente nas mãos das pessoas”, disse Ricardo Frugoli.
Em seguida, os visitantes realizaram uma caminhada pelo Pavilhão MFE-B, local de comercialização de frutas. Logo depois, conheceram a estrutura do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), onde foram recepcionados com um café. Já ao final da manhã realizaram uma visita técnica à Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma, que atende a cerca de 160 crianças e funciona nas dependências do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina. O diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll, participou da visita à Nossa Turma.
Sobre o IPCB
O Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras (IPCB) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que promove ações para o desenvolvimento social. Entre suas iniciativas está o projeto Pão do Povo da Rua, que é conduzido pelo Prof. Dr. Ricardo Frugoli, e busca minimizar a fome nas ruas de São Paulo e, ao mesmo tempo, promover oportunidades para transformar vidas a partir do trabalho.
Pelo seu trabalho no IPCB, Ricardo Frugoli foi homenageado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2024, como um dos “Heróis da Comida”. O projeto funciona também como uma escola social, promovendo capacitação e profissionalização em Panificação e Confeitaria. Todos os cursos são destinados a pessoas em vulnerabilidade social.
De acordo com o IPCB, através do Pão do Povo da Rua são produzidos, em média, 2.200 pães e 1.000 bolos por dia, que são distribuídos à população em situação de rua no Centro de São Paulo, bem como aos acolhidos da associação São Martinho, orientada pelo Padre Júlio Lancellotti.
Para conhecer mais sobre o Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras, acesse www.ipcb.net.br.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!