Siga:

22/7/201907:01:07

CEAGESP participa de congresso da Flama


A CEAGESP marcou presença no congresso anual da Flama, a Federação Latino-americana de Mercados de Abastecimentos, realizada entre os dias 17 e 19 de julho na capital colombiana, Bogotá. A Companhia esteve representada por seu diretor presidente, Johnni Hunter Nogueira, e seu secretário executivo, Maxwell Borges de Moura Vieira.

A abertura do evento contou com a presença da vice-presidente da república, Marta Lucía Ramírez, e reuniu representantes dos seguintes países: Argentina, Brasil, Portugal, Peru, Uruguai, Espanha, França, Chile, Costa Rica, México e República Dominicana.

Considerado de muita importância para o fortalecimento dos mercados atacadistas de abastecimento, o encontro é também uma oportunidade para a troca de experiências sobre vários assuntos, principalmente no que se refere às inovações e também, para a gestão da CEAGESP.

Para o presidente da Companhia, participar do encontro da Flama contribui para a intensificação das relações do Brasil com o Mercosul. Ele apresentou a CEAGESP para os congressistas e propôs uma abertura de negócios entre os comerciantes dos mercados dos países membros. “Nossa proposta é que seja criado o ‘Espaço Mercosul’ na CEAGESP, para facilitar o intercâmbio e o fomento de novos negócios para a empresa. Reforçamos ainda, que estamos de portas abertas para todos os países que desejarem conhecer e estabelecer parcerias conosco”, completou.

Hunter participou de uma reunião com Marcus Vinicius Segurado Coelho, Adido Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na Colômbia. Na ocasião, apresentou o trabalho realizado nos armazéns e nos entrepostos da CEAGESP e a Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo, o maior da América Latina. Coelho apresentou importantes dados sobre a agricultura colombiana, que corresponde a 6% do PIB do país e relatou que a Colômbia é o segundo maior exportador de flores do mundo. Ficou acordado um estudo para um possível intercâmbio entre os dois países no mercado de flores e outros setores.

Na ocasião, Hunter também se reuniu com o presidente da Ceasa Pernambuco e da Abracen (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), Gustavo Melo. Os dois representantes trataram sobre as ações da associação perante os países da Flama para intensificar parcerias e sobre o trabalho à frente dos entrepostos do país, para que seja estabelecida uma uniformidade nos procedimentos e na qualidade da prestação de serviço, sempre priorizando a segurança alimentar, o combate ao desperdício e a implantação do banco de caixas para garantir a qualidade dos produtos.

Outro importante encontro aconteceu com o Dr. Altivo R.A. de Almeida Cunha, engenheiro agrônomo, Doutor em Economia pela Unicamp e consultor da Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (FAO/ONU). Foi tratado sobre as ações de modernização e melhora da logística dos mercados para evitar desperdício dos alimentos. Para Hunter, “a FAO faz um trabalho mundial de suma importância no combate à segurança alimentar. Parcerias com a FAO são imprescindíveis para melhorar a eficiência do abastecimento e evitar o desperdício de alimentos nos mercados.”

Finalizando o evento deste ano, foi realizada uma visita à Corporação Central de Abastecimento (Corabastos), importante centro de fornecimento de alimentos que funciona 24 horas. Pelos 10 portões distribuídos em uma área de 42 hectares, a Corabastos recebe diariamente cerca de 160 mil pessoas, 5 mil comerciantes, 5 mil carregadores, mil carros e 12 mil caminhões. E há três anos, lançaram o Banco de Alimentos, que já distribuiu 5000 toneladas de produtos.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: