Siga:

18/10/201810:06:49

CEAGESP participa de encontro da Abrapos em Londrina


O Departamento de Armazenagem (DEPAR) da CEAGESP esteve presente na VII Conferência Brasileira de Pós-Colheita (VIICBP2018) e o X Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos, realizada pela Associação Brasileira de Pós-colheita (ABRAPOS) nos dias 16 a 18 de outubro de 2018, no Espaço Villa Planalto, em Londrina (PR).

O evento reuniu 750  representantes de diversas unidades de recebimento distribuídas em diversas regiões do país, que armazenam principalmente de grãos como soja, milho, trigo e café. O objetivo do encontro é promover a interação de todos os participantes da cadeia produtiva de grãos armazenados, levantando os principais problemas e principalmente gerando as soluções, a fim de garantir a qualidade dos produtos armazenados.

O tema central da VII CBP2018 foi “O Valor da Pós-Colheita De Grãos No Brasil” quando foram discutidos assuntos técnicos divididos em painéis e conferências. Nos painéis foram abordados os temas: automação de unidades armazenadoras, manejo do expurgo de grãos no armazenamento, processos de operação na unidade armazenadora de grãos, qualidade dos grãos e suas implicações no armazenamento e industrialização e técnicas de secagem e aeração dos grãos com qualidade.

As conferências abordaram assuntos como: cooperativismo, atmosfera modificada e ozônio na conservação de grãos, armazenagem emergencial, resíduos químicos e micotoxinas e viabilização da unidade armazenadora de grãos.

A chefe da Seção de Controle Fitossanitário do DEPAR e Mestre em Ciências dos Alimentos com foco em soja, Maria Salete de Oliveira Gomes, esteve como moderadora da conferência ocorrida na quarta-feira (17/10) sobre “Armazenagem emergencial: silo bolsa x conservação dos grãos”, que teve como palestrante Solenir Ruffato, da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Sinop, Sinop (MT).

Além do DEPAR, participaram ainda representantes da Governança Corporativa e do Departamento de Administração de Recursos Humanos (DEARH) da Companhia.

No segundo dia da Conferência, foi realizada a eleição da nova Diretoria Nacional da ABRAPOS, que tem como missão “utilizar todos os meios ao seu alcance, para a redução dos índices de perdas de grãos, durante e após a colheita, em benefício tanto do produtor quanto consumidor”. Na ocasião, foram escolhidos como presidente da ABRAPOS, José Ronaldo, da empresa Caramuru Alimentos de Goiás, Denise Deckers do Amaral da empresa do Governo EPL Brasília como vice-presidente, Maria Salete de Oliveira Gomes da CEAGESP como Secretária Executiva e Irineu Lorini, gestor pesquisador da Embrapa, como tesoureiro.

O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Secretário da Agricultura do Paraná e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Conab, Embrapa, Ceagesp, EPL, universidades Estaduais e Federais, Institutos de Pesquisas, Empresas Privadas Nacionais e Multinacionais e Cooperativas.

O diretor-presidente da CEAGESP, Johnni Hunter Nogueira, parabeniza todos os envolvidos por mais um evento de sucesso, à Maria Salete por representar a Companhia e a todos que colaboraram para que a empresa, antes pertencente à Diretoria do Estado de São Paulo, passasse a fazer parte da Diretoria Nacional.

Créditos das imagens: Ricardo Maia

 

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: