Siga:

2/2/202602:04:16

Ceagesp participa de encontro de Conab e MDA em São Paulo


Na manhã desta segunda-feira, 02/02, o diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), José Lourenço Pechtoll, esteve presente no Encontro Interestadual de Planejamento para Estratégias de Comercialização e Fortalecimento da Agricultura Familiar no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na capital paulista. Ao lado do ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Pechtoll participou da primeira mesa de discussão, intitulada “Novas políticas públicas de comercialização da agricultura familiar”.
“O problema não está da fazenda para dentro, mas sim em como comercializar esse produto sem que seja capturado por algum intermediário”, declarou o ministro, lembrando da experiência recente do MDA. “A Ceagesp recentemente cedeu 70 espaços dentro do Entreposto Terminal São Paulo para esse público”.
Sobre a chegada desses produtos à cadeia comercial, Pechtoll exemplificou com o que vem sendo realizado desde 2023 nas dependências da Companhia. “A experiência da Ceagesp mostra que comercialização é política pública. Centrais não são apenas espaços de compra e venda, mas infraestruturas estratégicas que conectam campo e cidade”, declarou aos presentes.

“Hoje o grande desafio da agricultura familiar não é apenas produzir, mas entregar com regularidade, escala, padrão e preço justo”, explicou Pechtoll, lembrando do papel que as centrais podem desempenhar nesse processo. “Elas podem contribuir oferecendo logística, padronização, informação de mercado e acesso aos grandes centros consumidores”.

Outro desafio está em como garantir financeiramente os produtores. “Como fazemos a produção da agricultura familiar chegar ao povo? Primeiro pensamos no financiamento, muito baseado na soja e no milho, e redirecionamos parte dele para os produtos que a população consome em seu dia a dia”, explicou Paulo Teixeira.

O ministro também recordou sobre o papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com mais de R$ 2 bilhões investidos. “Esse programa é importante porque garante ao agricultor um orçamento permanente e poder planejar”, explicou. Além disso, as compras regulares para abastecimento de cozinhas solidárias potencializaram o combate à insegurança alimentar. “Essa parceria que fizemos entre Conab, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e MDA para fazer os alimentos chegarem gerou ganho extraordinário não só para a Ceagesp mas para todos os parceiros”, conta Pechtoll. “Agora a gente precisa fazer a mesma coisa com os restaurantes populares e os mercados institucionais”, complementou o diretor-presidente da Ceagesp.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2026 o Mês de:

Veja também o Ano de: