16/7/201907:04:49
Nos dias 15 e 16 de julho a CEAGESP participou das ações que visam a implantação de uma Central de Abastecimento (CEASA) no estado de Rondônia.
Na manhã de segunda-feira, 15/7, o diretor presidente da Companhia, Johnni Hunter Nogueira, e o gerente do Departamento Jurídico, Christopher Rezende Guerra Aguiar, foram recebidos pelo governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e pelo Secretário de Estado, Evandro Cesar Padovani, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Ao lado de representantes da Central de Abastecimento de Pernambuco e de entidades e secretarias municipais e estaduais, compartilharam com representantes do governo rondoniense, estratégias para a execução do projeto. A dupla esteve acompanhada do presidente da ABRACEN, Gustavo Melo, e do presidente da BRASTECE, Valdir de Lemos, e juntos, compartilharam suas respectivas experiências e conquistas na gestão de suas centrais de abastecimento e atividades relacionadas.
Um CEASA no estado de Rondônia permitirá que produtos e produtores tenham maior acesso à importação, além de oferecer uma melhor administração das instalações e distribuição de hortigranjeiros e outros produtos alimentícios, executar os programas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e otimizar a compra e o transporte de diversos gêneros alimentícios diretamente a varejistas e consumidores. Também faz parte do projeto a implantação de um Banco de Alimentos.
Rondônia conta com aproximadamente 110 mil propriedades rurais, inclusive com agricultura familiar, segundo José Paulo Gonçales, presidente do Seagri. Rondônia abastece o Acre, Peru, Bolívia e Manaus e diante dessa informação tão importante, o presidente da CEAGESP completou: “O CEASA Rondônia será de grande benefício a todos, dentro e fora do país, e incluirá os produtores da agricultura familiar que terão um espaço adequado para sua comercialização.”
O grupo técnico composto por CEAGESP, ABRACEN E BRASTECE apresentou as estruturas e o modelo de gestão das centrais de abastecimento no Brasil, observando a excelente localização da Central em Rondônia. A área destinada para a construção do CEASA localiza-se em frente ao Distrito Industrial, sentido Cuiabá-Porto Velho, à margem da BR-364, há 17 quilômetros da capital e próximo ao Anel Viário, que dá acesso aos portos no Baixo Madeira e à BR-319, com saída à Rio Branco, e foi doado pelas Irmãs Marcelinas, responsáveis pelo Hospital Santa Marcelina.
Também participaram reunião representantes da Seagri, Emater, Ceasa de Pernambuco, Embrapa, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril), Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
O projeto segue em fase de definição da equipe de trabalho e formato de constituição, estudo de mercado, fonte de recursos, licitação e implantação e desde já, a CEAGESP reafirma o compromisso de ajudar no que for preciso para que mais uma central de abastecimento seja implantada em nosso país.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!