Siga:

17/5/201705:11:35

CEAGESP participa de reunião do Conselho de Segurança Alimentar


Os programas de coleta e destinação de alimentos a instituições sociais do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) e do Programa Mesa Brasil Sesc-SP foram apresentados na segunda-feira (15/5) aos participantes da reunião da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS), que aconteceu na Prefeitura Regional da Lapa. O intuito do evento foi reforçar a ação conjunta das administrações estadual e municipal para garantir maior oferta de alimentos de qualidade à população paulista.

O coordenador de Sustentabilidade (CODSU) da CEAGESP, Jae Young Ahn, e o responsável pelo Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), Pedro de Alcantara Couto Junior, explicaram o trabalho de coleta e distribuição de alimentos para as entidades cadastradas no programa, que recebem frutas, legumes e verduras doadas pelos comerciantes instalados na CEAGESP e nos seus arredores. Por mês, a ação do BCA consegue destinar beneficiar cerca de 60 mil pessoas, entre moradores de rua, pessoas em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em creches, asilos, orfanatos e centros de assistência social.

Pedro de Alcantara Couto Junior relatou as dificuldades encontradas para se obter doações dos comerciantes da CEAGESP, que muitas vezes preferem jogar no lixo produtos ainda em condição de consumo a doá-los ao BCA. O fato suscitou entre os presentes a ideia de se criar uma ação conjunta entre as entidades presentes para incentivar a doação de alimentos entre os comerciantes da região da Lapa e da CEAGESP. A proposta ficou de ser discutida em breve numa próxima reunião.

Pelo Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo, falou Luciana Cassiano Machado C. Gonçalves, que explicou o surgimento da iniciativa social no Sesc Carmo, no centro de São Paulo, para atender a população de rua. Do desenvolvimento da ação há 23 anos após sua criação até hoje, o Mesa Brasil está presente em 16 unidades do Sesc e consegue arrecadar 400 toneladas/mês de alimentos, dos quais 80% são de frutas, legumes e verduras, que são distribuídos para 900 instituições em São Paulo e beneficiam mensalmente 162 mil pessoas.

A reunião contou com a participação do prefeito regional da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes, e do secretário-executivo do Conselho de Segurança Alimentar de São Paulo (Consea-SP), José Valverde Machado Filho, além de representantes da sociedade civil que integram a Comissão Regional paulistana do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP) da capital, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Durante o evento, também foram apresentadas as diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), instituído pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A chefe da Seção de Controle de Qualidade Hortigranjeira (SCQH) da CEAGESP, doutora Anita Gutierrez, também participou do evento, com a engenheira de alimentos Fabiane Mendes da Camara, também do SCQH.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2017 o Mês de:

Veja também o Ano de: