13/12/201712:01:25
Promovido pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), foi lançado em Brasília no dia 7 de dezembro o “Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva de Hortaliças no Brasil”.
Estiveram na solenidade João Martins, presidente da CNA, Steven Udsen, presidente da ABCSEM, Warley Marcos Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Newton Araújo Silva Júnior, superintendente de abastecimento social da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Luciano Vilela, presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA e Marcus Fava Neves, professor titular da FEA-RP/USP. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) foi representada pela Alessandra Benatti, da Coordenadoria de Governança Corporativa (CODGO).
O mapeamento compila dados de diversas instituições e informações de produtores sobre a cadeia produtiva de hortaliças. A produção é feita em quase todo o país, porém, com tecnologia e comercialização diferentes, por isso, o resultado desse trabalho servirá como uma importante ferramenta para nortear, melhorar o trabalho dos produtores e subsidiar novas pesquisas.
Entre os diversos desafios apontados para o setor estão a adoção de boas práticas, a otimização de recursos, o conhecimento de novas tecnologias e a mudança de comportamento dos consumidores.
O trabalho é algo inédito no país e traz informações sobre 13 culturas (abóbora cabotiá, abobrinha, alface, alho, batata, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, pimentão, tomate mesa e tomate indústria). Considerando todos os elos da cadeia produtiva, a estimativa é que a movimentação financeira em 2016 girou em torno de R$ 66 milhões.
O Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva de Hortaliças no Brasil está disponível aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!