Siga:

9/9/201609:01:50

CEAGESP presta homenagem aos carregadores


Pelos relevantes serviços prestados dentro da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a Companhia quer prestar uma homenagem aos mais de 3.500 carregadores que trabalham no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e nas unidades do interior, propondo a criação do Dia do Carregador.

A proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por uma iniciativa da Coordenadoria de Sustentabilidade da Companhia, e no próximo dia 15 de setembro, às 19h, acontecerá uma sessão solene na Alesp para referendar a data.

Na ocasião, será homenageado o presidente do Sindicato dos Carregadores (Sindicar), José Pinheiro de Souza, e o carregador mais velho em atividade, Francisco Vieira Fortaleza, de 79 anos, dos quais 50 nesta profissão.

A importância do trabalho dos carregadores serviu inclusive de tese de doutorado da pesquisadora Sueli de Castro Gomes, da Universidade de São Paulo (USP), em que ela relata a ação destes profissionais no mercado atacadista e o movimento migratório de muitos destes trabalhadores para São Paulo, principalmente por migrantes piauienses. O trabalho acadêmico fez parte das justificativa apresentadas para a aprovação da data em homenagem aos carregadores.

Os carregadores que operam na CEAGESP são responsáveis pelas ações de carga e recarga das mais de 12 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores que entram no ETSP todos os dias.

Dirigindo carrinhos de madeira que conseguem levar até 300 quilos de carga, esses profissionais formam um verdadeiro exército de formigas, que percorrem os 700 mil m2 do entreposto da capital fazendo o interminável serviço de leva-e-traz de mercadorias.

Dos cerca de 3.500 carregadores inscritos no Sindicato dos Carregadores Autônomos, cerca de 70% são provenientes do Piauí, tornando a categoria uma das que mais concentram piauienses numa mesma atividade no Estado de São Paulo.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: