Siga:

11/11/202511:05:04

CEAGESP promove oficina de yakisoba


Em parceria com a Seção de Sustentabilidade (SESUS), a Yano, empresa de restaurante e buffet localizada no bairro paulistano de Vila Leopoldina e próxima ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), promoveu na última terça-feira, 11/11, uma oficina de yakisoba. Direcionada a entidades cadastradas no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) e funcionários da Companhia, a oficina aconteceu das 09h às 12h30 na Cozinha Experimental da CEAGESP.

“Ao longo desta gestão, nós temos oferecido muitos cursos voltados às entidades para que elas possam monetizar em cima de um produto e fazer girar a economia dentro dos seus projetos e associações. Pensando nisso, a Yano nos procurou com a intenção de contribuir com essas oficinas e logo nós bolamos esse curso. Abrimos para que alguns  funcionários pudessem também participar, já que tivemos bastante procura”, comentou Lilian Uyema, chefe da SESUS.

O evento foi dividido em três partes: a primeira foi uma aula de boas práticas dentro da cozinha, ministrada por Eliana Alvarenga, nutricionista da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), na qual foram dadas explicações sobre manipulação, limpeza e armazenagem correta de alimentos para que o produto final seja consumido de maneira segura.

Na segunda parte, ministrada por Celina Yano, proprietária da Yano, os alunos puderam aprender a receita do yakisoba, bem como seus ingredientes e as formas de corte, refogamento e cozimento de cada um deles, além de aprender sobre dicas de como evitar o desperdício. Nessa etapa, os alunos também puderam aprender um pouco sobre a história do yakisoba e ver de perto como ele é feito.

“Antes de sermos um restaurante, nós trabalhávamos aqui na CEAGESP, então nascemos aqui dentro. Procuramos fazer essa parceria porque vemos o trabalho que vocês estão fazendo de combate à fome juntamente com o BCA e então pensamos que, já que vocês possuem os legumes, poderíamos trazer um pouco de técnica e transformar tudo isso em uma oficina de yakisoba destinada às entidades que estão cadastradas, para que elas possam ter mais uma fonte de renda ou até promover uma oficina dentro de seus projetos”, comentou Celina.

Na terceira parte foi feita a montagem e a degustação do prato, na qual os alunos puderam experimentar o ponto da massa, dos legumes e das proteínas. Ao todo, participaram 15 pessoas de nove instituições cadastradas e 7 funcionários do ETSP.

Entre os participantes, estava Elidia Oliveira, nutricionista do Projeto Ensignar, localizado em Franco da Rocha e voltado ao atendimento de crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é levar esse aprendizado para as nossas cozinhas, nas quais as próprias crianças e adolescentes podem fazer seus alimentos, para incentivá-los e ensiná-los como fazer uma refeição diferente, até mesmo a parte da limpeza e boas práticas”, comentou.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: