28/7/201707:03:42
Com quatro dias de duração, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realizou no Entreposto Terminal São Paulo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2017, uma iniciativa organizada pelo Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
O evento aconteceu no Auditório Nelson Loda e contou com a presença de funcionários e colaboradores que receberam palestras relacionadas ao melhor desempenho e cuidados com a saúde no ambiente de trabalho, além de consultoria diária da Mary-Kay, empresa de cosméticos, medição de pressão pelo Dr. Moacyr, da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, e puderam levar uma caricatura feita na hora por Bertoldo Borges, funcionário da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira.
A ação anual começou abordando sintomas, prevenção, consequências e tratamentos de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol. O tema foi ministrado pela Drogasil, empresa presente em edições anteriores da iniciativa, que também cedeu brindes para serem sorteados entre os que estiveram presentes.
Já na terça-feira foi dia de saber sobre os benefícios do exercício físico para o corpo e sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A doutora Suleima Vecchi, especialista em ortopedia, traumatologia e acupuntura, destacou que a falta de movimentação e o uso frequente de mochilas e bolsas pesadas podem causar danos a postura e a coluna, para evitar os males é preciso incluir práticas físicas diárias.
Já Regiane Macedo, enfermeira da Notredame, falou sobre sintomas e prevenção de DSTs para conscientização dos funcionários e colaboradores do Entreposto. Ela ressaltou que o diagnóstico precoce é essencial garantir a qualidade de vida e para isso é preciso estar atento aos sinais do corpo.
Como o auditório lotado, na quarta-feira foi dia de saber mais sobre saúde mental na SIPAT. As palestras do dia incluíram uma dinâmica entre os participantes, orientação sobre administrar emoções e resolução de conflitos, causas, sintomas e tratamentos da depressão, doença considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde.
No último dia de SIPAT a percepção de riscos e a identificação e manuseio de pragas urbanas ganharam destaque. Também houve duas palestras: a primeira sobre percepção de riscos em empresas e ambientes domésticos.
Os riscos envolvem eletricidade, ambientes não adaptados para pessoas com locomoção reduzida e afogamentos. A empresa responsável pelo debate trouxe cases reais de periculosidade e destacou que o fundamental para combater o risco é a identificação e reconhecimento do perigo.
Os tópicos também são fundamentais para o combate de pragas urbanas: pombas, baratas, ratos e escorpiões. Os participantes do dia foram orientados sobre manuseios e extermínios dos bichos que causam danos à saúde pública. Além dos riscos biológicos e químicos, prevê-se grande impacto financeiro na indústria de alimentos por essas pragas.
Ao final foi realizado o último sorteio que contou com utensílios domésticos e uma bicicleta e, como nos demais dias, foi servido café especial preparado pelo Banco CEAGESP de Alimentos para os presentes.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!