Siga:

27/11/201911:12:46

CEAGESP recebe ações de conscientização do Novembro Azul


O mês do Novembro Azul, que visa conscientizar a sociedade e principalmente os homens sobre o câncer de próstata, foi lembrado no dia 26/11 no Auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal São Paulo, com uma série de palestras e atividades gratuitas voltadas para a comunidade. Participaram dessa ação profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Centro de Atenção Psicossocial / Álcool e Drogas (CAPS- AD3 Leopoldina), Unidade Odontológica Móvel, Serviço de Assistência Especializada (SAE – Butantã) com a Supervisão Técnica de Saúde do Butantã.

Desde as 8h, foram desenvolvidas palestras sobre assuntos relacionados à saúde, postura corporal, alimentação, qualidade de vida sexual, problemas do tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas, além de vacinação contra sarampo e febre amarela, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, cálculo de massa corpórea e circunferência abdominal. Do lado de fora do auditório, foram oferecidos gratuitamente cortes de cabelo pelo e Instituto Inovação Social, atendimento odontológico preventivo, e testes rápidos de HIV e sífilis.

PALESTRAS

A primeira palestra do dia foi com o fisioterapeuta Eduardo José Alfaro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Lapa, que falou sobre postura corporal correta no ambiente do trabalho. Ele falou sobre a importância de se ter uma melhor consciência postural na vida diária para prevenir dores principalmente na coluna vertebral, e ensinou alguns exercícios de alongamento que podem ser feitos por qualquer pessoa em qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho.

Em seguida, foi a vez das nutricionistas Elizangela Santos Ribeiro, da UBS da Vila Piauí, e Adriana Rocha Dias, da UBS da Vila Anastácia, que falaram sobre alimentação correta, obesidade e doenças crônicas causadas pela má alimentação. Elas trouxeram informações nutricionais que passam despercebidos no dia a dia, como a diferença entre alimentos diets e lights, como ler corretamente o rótulo dos alimentos e várias dicas de como ter uma melhor alimentação com escolhas simples na hora de fazer as compras. As nutricionistas terminaram a palestra com um jogo interativo com a plateia, com perguntas feitas para esclarecer mitos que existem sobre os alimentos.

Após essa palestra, subiu ao palco o médico Fábio Oshiro, da Associação Saúde da Família, para falar sobre qualidade de vida sexual, cuidados e prevenção, além de esclarecimentos sobre hipertensão, diabetes, próstata e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Explicou o que leva uma pessoa a desenvolver pressão arterial elevada, como maus hábitos alimentares, sedentarismo, uso de álcool e tabagismo, alertou para os riscos do diabetes pra a saúde como um todo, e da importância de se fazer o exame de próstata. Sobre as ISTs, explicou que o uso de preservativos ainda é a melhor forma de se prevenir contra doenças graves como a sífilis e o HIV, que causa a aids.

A última apresentação do dia ficou a cargo da equipe do CAPS- AD3 Leopoldina, que falou sobre saúde mental, bebidas alcoólicas, tabagismo e outras drogas e interações no cotidiano, numa espécie de mesa redonda com o psicólogo Marcelo Moraes Caro, o enfermeiro Fabiano Marques da Silva Rosa, e os oficineiros Ricardo Piauí da Paixão e Weslei Ferreira dos Santos.

De uma maneira bem descontraída, o grupo falou sobre o cotidiano de atendimento no CAPS, de como é feito o trabalho de reintrodução na sociedade dos dependentes químicos, e ações para que o usuário de drogas pare com o vício, ou como ele pode reduzir os danos à sua saúde. Ao final, foi feita uma sessão de meditação com instrumentos musicais.

ATIVIDADES GRÁTIS

As atividades terão continuidade nesta quinta-feira 28/11 das 8h às 13h, com vacinação gratuita de febre amarela, dupla viral (sarampo e rubéola) e hepatite B (quantidade limitada). Os interessados podem comparecer levando um documento de identidade e a carteira de vacinação. A participação nas ações é totalmente gratuita e aberta a todos os interessados. O auditório Nelson Loda fica próximo ao portão 3 da Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina. A Supervisão Técnica de Saúde da Lapa e o Serviço de Assistência Especializada (SAE – Lapa) estarão a cargo dos serviços.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: