17/7/202507:03:09

Em 16/07, quarta-feira, uma turma com 15 alunos da disciplina de Horticultura Avançada do Programa de Pós-Graduação em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (FCA/Unesp) veio conhecer a CEAGESP. Apresentados à Companhia por Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) e Assuero Tomaz Rocha, técnico do SECQH, os estudantes puderam saber mais sobre o funcionamento de entrepostagem e armazenagem.
“Tem cidade que só tem Entreposto, tem cidade que tem Unidade Armazenadora e tem cidade que tem os dois tipos de unidade”, explicou Assuero durante a apresentação institucional, na qual também detalhou a dinâmica interna do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) aos visitantes.
Mostrando os grandes números que circulam anualmente nas estruturas da Companhia, Gabriel explicou a composição dos grandes volumes financeiros gerados. “10% do que circula aqui no ETSP é importado”, explicou o chefe da SECQH. Outras explicações vieram sobre o dia a dia da unidade.
Foi também explicada a luta contra o desperdício. “Temos uma parceria com a USP em que mandamos resíduos para eles transformarem em energia em um biodigestor”, explicou o diretor técnico operacional Luiz Silveira Rangel, que fez uma participação excepcional na recepção dos alunos. “Tem também parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para compostagem”, completou.
Logo após a recepção e apresentação dos números da Companhia, os alunos seguiram para a visita técnica, que contemplou boa parte dos produtos comercializados dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), começando pelo setor de frutas em geral, seguido dos setores de melancias e abóboras, prosseguindo pelo Mercado Livre do Produtor (MLP) e os setores de legumes e de batatas. Durante a visita pelo mercado, os alunos puderam conversar com os comerciantes a fim de saber mais sobre classificação de produtos, preços de mercado e tipos de produção.
Os alunos da Unesp vêm de todas as regiões do Brasil e o professor que acompanhou a visita, Santino Seabra Júnior, espera que eles possam aplicar os aprendizados e as experiências em seus contextos locais. “Foi uma experiência incrível para nossos mestrandos e doutorandos, que puderam conhecer de perto o maior centro de comercialização do país. Vivenciar tudo isso in loco, entender o funcionamento da CEAGESP, os desafios logísticos, os processos de mitigação de perdas e todo o conhecimento compartilhado certamente agregou muito à formação acadêmica e profissional dos nossos alunos”, comentou o docente.
O programa de visitas técnicas da CEAGESP é uma ótima oportunidade para que alunos, pesquisadores e especialistas na área possam ter contato real com os temas de comercialização, classificação e logística de frutas, legumes e verduras que acontecem no ETSP. Os interessados podem se inscrever clicando no formulário http://ceagesp.gov.br/visitas-monitoradas
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!