O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Siga:

27/3/202503:05:56

CEAGESP recebe público da Fruit Attraction São Paulo


Nesta semana, de 25 a 27 de março de 2025, acontece na capital paulista a segunda edição da Fruit Attraction São Paulo. A feira reúne representantes da cadeia produtiva de frutas e hortaliças, e, além de brasileiros, atrai visitantes de outros países. Durante os três dias de evento, o público visitante da feira aproveitou a estadia em São Paulo para também conhecer a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

A programação da Fruit Attraction acontece das 10h às 18h00, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center, e, antes da feira, muitos passaram pelo Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina.

Na manhã da quinta-feira, 27/03, uma delegação da Argentina foi recepcionada pelo diretor técnico operacional da CEAGESP e engenheiro agrônomo Luiz Silveira Rangel, no Auditório Nelson Loda. Produtores de frutas como figo, mirtilo, damasco, pera, maçã, entre outras, quiseram visitar os Pavilhões HF, onde estão instaladas empresas importadoras na CEAGESP.

A Argentina ocupa o primeiro lugar no ranking dos países estrangeiros que mais enviam produtos para a CEAGESP, com 34% de participação. “A Argentina é um país parceiro. Em 2024, dos produtos que entraram aqui na CEAGESP vindos do exterior, a maior parte veio da Argentina. Estamos muito felizes em receber e muito dispostos a realizar (em breve) uma rodada de negócios entre os comerciantes da CEAGESP e os produtores da Argentina”, disse Rangel.

Um grupo com comerciantes, empresários, produtores e técnicos pernambucanos, com apoio do SEBRAE Pernambuco, também visitou, na quinta-feira, 27/03, a matriz da CEAGESP. Foram recepcionados pelo engenheiro agrônomo Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH). “Os estados do Nordeste têm grande importância para o abastecimento da CEAGESP. Muitos produtores de frutas, por exemplo, que enviam mercadorias para nossos entrepostos não conhecem pessoalmente a CEAGESP. A visita é importante para entender como funciona o mercado atacadista”, resumiu.

Ainda na manhã da quinta-feira, 27/03, a CEAGESP recebeu também um grupo com italianos. A visita foi solicitada por meio da Embaixada da Itália no Brasil e contou com a presença do presidente da Macfrut, senhor Renzo Piraccini. A Macfrut é uma Feira Internacional de Frutas e Vegetais, Produtos Frescos, Soluções de Campo e Pós-Colheita que tem sua edição de 2025 prevista para acontecer, na cidade italiana de Rimini, de 6 a 8 de maio. Os italianos buscam na CEAGESP empresários brasileiros, principalmente importadores de frutas frescas, para participarem das próximas edições da feira.

Outras visitas. Chile. Na quarta-feira, 26/03, representantes de 12 empresas do Chile também estiveram na CEAGESP para uma rodada de negócios. O evento foi realizado em parceria com a ProChile, que é uma instituição vinculada ao Ministério de Relações Exteriores do Chile, e com apoio do Sindicato do Comércio Atacadista, Importador e Exportador de Frutas do Estado de São Paulo (SCAF). Houve participação de 15 comerciantes importadores que atuam no entreposto de São Paulo.

Representantes da WUWM. Na mesma data, em 26/03, a CEAGESP recebeu também a visita da secretária geral Valerie Vion, da World Union of Wholesale Markets (WUWM), em inglês, União Mundial de Mercados Atacadistas. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que busca promover o intercâmbio internacional de informações sobre os mercados atacadista e varejista. Também participou da visita a secretária de assuntos internacionais da WUWM, Hermine de Nantois.

SENAR Bahia. O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu, ainda na quarta-feira, 26/03, um grupo de produtores rurais da fruticultura da região do Vale do São Francisco, de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A visita técnica foi organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ambos da Bahia.

“Foi possível que os produtores da Bahia visualizassem aqui, na prática, como é a logística da fruta que é produzida lá na região do Vale de Rio São Francisco e comercializada aqui. Todos estão bem entusiasmados e esperamos ter sempre essa parceria com a CEAGESP para trazermos novos produtores. Assim, todos entendem como funciona o mercado interno da fruticultura”, disse Thiago Firmino, que é assessor técnico do SENAR Bahia.

A analista da coordenação de agronegócio do SEBRAE Bahia, Ana Carolina Lima, também participou da visita técnica. “São produtores da região de Juazeiro e de Bom Jesus da Lapa que trabalham com as culturas da banana, da manga e da uva. A CEAGESP é um centro de referência de abastecimento, então trouxemos os produtores para vivenciarem um pouco da comercialização, principalmente de frutas, que é o que eles produzem”, disse.

A visita também é uma possibilidade para pensar em inovação e melhorias. “Conseguiram identificar o que eles precisam melhorar em termos de qualidade de embalagens, por exemplo. A visita foi muito importante também para abrir mercados”, resumiu.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de:




Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.