Siga:

16/12/202212:12:49

CEAGESP registra sua melhor pontuação no IG-SEST


A CEAGESP tem uma boa notícia para contar a seus funcionários, até porque a mão deles foi fundamental para atingir isso: a marca de 8,13 no Indicador de Governança para as Empresas Estatais – IG-SEST, significando um aproveitamento de 81% nesse índice, desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e aplicado desde 2017. 2022 é o ano do 6º Ciclo desse importante marcador.

“Trata-se de uma avaliação anual em que as empresas são submetidas a um questionário composto de perguntas, respostas, evidências e análise de auditores externos”, conta Carlos Tenório de Almeida, coordenador da COIRC (Coordenadoria de Integridade, Riscos e Conformidade). Ao todo, foram 46 perguntas referentes aos seguintes aspectos de uma empresa pública: Conselhos e Diretoria, Transparência, Gerenciamento de Riscos, Controles e Auditoria. O crescimento nesse índice ganha ainda mais força quando consideramos que a CEAGESP havia registrado 4,95 no ciclo passado.

Para tal índice ser obtido, muito material foi produzido: um total de 248 documentos, totalizando 362,39 MB, uma marca que é quase 11 vezes a de documentos enviados no 5º Ciclo. Foram respondidas 46 perguntas, que tinham de ter o respaldo material. Além disso, o IG-SEST conta com tripla auditoria externa, com profissionais da Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. “São auditores consagrados que dão o veredito final”, conta Marisa Hiroko Tanaka, analista da COIRC.

Além disso, cada uma das respostas foi analisada a fundo, com a COIRC solicitando de cada área a documentação necessária e reforçando a necessidade de comprovação. “Foi trabalho minucioso, em que se teve diálogo constante com as áreas”, conta Marisa. Isso também envolveu melhorar a forma como a informação é acessível ao grande público. “Elas já tinham a informação, mas a evidência é a publicação”, completa.

Para o ano que vem, melhoras estão à vista. “Após este resultado, vamos trabalhar nas questões a serem aprimoradas”, conta Marisa. Sobre questões, os assuntos são sabidos no momento da ministração. “O IG-SEST envolve temas atuais”. Por isso, alguns assuntos podem ou não ser abordados em cada ciclo, havendo uma certa dose de surpresa na pauta abordada.

O objetivo final desse índice é justamente o de melhorar continuamente a administração das empresas públicas e aumentar a transparência dos atos perante o público. “O governo está exigindo que as estatais se atualizem”, conta Marisa.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: