13/6/202506:03:04
A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) entregou nesta sexta-feira, 13/06, a restauração da emblemática Torre do Relógio, instalada nas dependências do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. A estrutura passou por diversas obras e recebeu nova pintura com cores próximas às do projeto original.
Funcionários do CEAGESP, convidados e autoridades prestigiaram a solenidade de reinauguração. Também estiveram presentes Rodrigo Natel e Maurício Natel, respectivamente, sobrinho e filho de Laudo Natel, governador de São Paulo à época da inauguração da Torre do Relógio, em 1974. A placa original da Torre do Relógio, onde consta o nome do ex-governador, foi recuperada na recente reforma e foi descerrada pela Diretoria da CEAGESP.
“Esta torre, há décadas, faz parte da identidade do nosso complexo, sendo referência a todos que aqui trabalham, visitam ou fazem negócios. Ao longo dos anos, a Torre do Relógio testemunhou a evolução da CEAGESP, os desafios, as conquistas e as transformações que nos trouxeram até aqui. Sabemos do seu valor histórico e sentimental para toda a comunidade”, discursou o diretor-presidente, José Lourenço Pechtoll, acompanhado da diretora administrativa financeira, Mylene Gambale, e do diretor técnico operacional, Luiz Silveira Rangel.
A entrega faz parte das comemorações dos 56 anos da empresa pública federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O que foi feito? Além de adequações elétricas e hidráulicas, a Torre do Relógio da CEAGESP recebeu impermeabilização da laje, pintura externa, recuperação da estrutura, regularização e pintura do piso no entorno da torre. Os serviços incluíram, ainda, a manutenção do letreiro luminoso instalado na cobertura da torre e a restauração do mecanismo do relógio (mecanismo, mostradores, iluminação, ponteiros e eletrônica).
“Iniciamos com lavagem da torre por hidrojateamento para retirada de toda a sujidade, preparando o fundo da pintura para aderência da nova cor. Houve, ainda, tratamento de fissuras e trincas no revestimento interno e externo, além de retirada e troca de todo o piso cerâmico da escadaria e dos pavimentos”, explica a engenheira Claudia Broffel, do Departamento de Engenharia e Manutenção (DEMAN).
Sobre a Torre do Relógio. A Torre do Relógio teve sua construção iniciada em junho de 1964 e foi concluída em dezembro de 1974. A estrutura possui 52 metros de altura (equivalente a um prédio de 14 andares) e uma escadaria interna com mais de 400 degraus. Além de informar as horas, auxilia na localização e serve de ponto de encontro para trabalhadores e frequentadores da maior central de abastecimento da América do Sul, onde circulam diariamente cerca de 48 mil pessoas.
A reinauguração da Torre do Relógio foi destaque no telejornal SP1, da TV Globo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!