31/10/202410:04:12
A quarta-feira, 30/10, foi dia de a Secretaria Municipal de Saúde paulistana armar seu posto do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no portão 13 do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), sendo a segunda vez que a matriz da CEAGESP recebe esse tipo de ação. Essa estrutura, formada por um veículo com consultório móvel e mesas de atendimento, é pensada para testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV. Essa ação foi feita em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do próprio ETSP.
“Essa testagem e a orientação para profilaxia pré-exposição (PrEP) vem acontecendo desde 2018. Sempre fazemos em lugares com grande circulação ou onde haja pessoas em situação de maior exposição, como moradores de rua, profissionais do sexo e outros”, conta a agente de prevenção Thaís de Mello. “Temos a chamada mandala da prevenção, em que falamos sobre uso de preservativos, gel lubrificante, além de fazermos a testagem e conhecer sobre as doenças. Temos 27 SAEs pelas cidades e os centros de testagem (CTA)”, completa.
Em comparação aos consultórios fixos, há algumas diferenças em relação à rotina. “É um pouco diferente do ambiente do ambulatório, mas é móvel e tem toda a estrutura”, completa a agente. “Conseguimos fazer os quatro testes aqui. Quem tiver interesse em fazer a PrEP também tem teste de dosagem de creatinina”, lembra Thaís.
Considerando as questões envolvendo a privacidade para acometidos por esses males, o próprio consultório móvel tem compartimentos separados para que os pacientes sejam adequadamente atendidos. “Temos uma sala de coleta e dois consultórios, nos quais fazemos atendimento a portas fechadas”, conta Thaís.
Haverá em breve uma nova intervenção no ETSP. “No dia 07/11 estaremos aqui de novo em parceria com a CCR”, avisa a agente.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!