29/5/202305:10:15
Entre os dias 23 e 25 de maio aconteceu, em Tangará da Serra (MT), o VIII Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. Nos dois primeiros dias do evento as atividades foram realizadas no Auditório do Centro Cultural e no último dia na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O simpósio teve o objetivo de discutir, conhecer e entender a cultura do maracujazeiro. Um dos palestrantes do evento, na terça-feira (23/05), foi o engenheiro agrônomo da CEAGESP, Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), que apresentou o tema Mercado e Comercialização do Maracujá no Brasil.
Durante a apresentação, Bitencourt destacou a elevação da produção de maracujá no Brasil, a agricultura familiar, as demandas nas indústrias e no mercado in natura, e as doenças e outros desafios que atingem os maracujazeiros, entre outros.
No ranking das frutas mais comercializadas na CEAGESP, em 2022, o maracujá ocupou a 15ª posição com 42.137,93 toneladas. Os dados são da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES).
Os três principais estados que enviaram maracujá ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), em 2022, foram: Bahia com 25.322,29 toneladas; Santa Catarina com 10.677,11 ton.; e São Paulo com 2.288,38 ton. Os meses de maior entrada da fruta no entreposto da Capital são de março a maio e, ainda segundo a SEDES, de junho a outubro.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!