
Na manhã da última quinta-feira, 16/10, o diretor técnico operacional a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Luiz Silveira Rangel, recebeu Taissa Canaes e Arthur Rimoldi, respectivamente assessora da superintendência de São Paulo e diretor do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para discutir sobre a possibilidade de a CEAGESP atuar como um suporte no processo de emissão do CAF no estado de São Paulo.
“Tendo em vista a estratégia da empresa para a inclusão da agricultura familiar em seus equipamentos de comercialização, pensar na Companhia emitindo o referido documento faz sentido no que diz respeito ao apoio ao agricultor e à agricultora familiar. Uma vez nas dependências da Companhia para realizar a comercialização, pode-se proceder à atualização e emissão desse importante documento de cadastro”, destacou Luiz Bambini, assessor técnico que também participou da reunião.
Após a reunião, foi encaminhada a elaboração de uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com o objetivo de promover a transparência no processo. Também foi discutida a possibilidade de um processo de capacitação de equipe para tornar a Companhia uma emissora do CAF.As partes do Acordo de Cooperação Técnica têm interesse mútuo nos dados que produzem. Para a Secretaria da Agricultura Familiar e o CAF, é interessante saber quem são os produtores e agricultores familiares que comercializam na CEAGESP. Já por parte da Companhia, o interesse está em saber quantos desses comerciantes possuem esse documento. O cruzamento dessas informações será possibilitado pelo ACT.