Siga:

3/10/201610:01:48

CEAGESP Sustentável participa da 32ª Bienal de SP


A 32ª Bienal de Arte de São Paulo, que acontece até o dia 11 de dezembro no Parque do Ibirapuera, traz uma novidade este ano. Pela primeira vez, a CEAGESP está participando da maior mostra de arte do Brasil, com a doação de caixas de madeira para uma das instalações de 21 artistas que trabalharam com o tema Zoo Urbano com sustentabilidade, com a montagem de animais feitos de materiais normalmente jogados no lixo, como latas de alumínio, sacos plásticos, embalagens de remédio, restos de placas de EVA e até mesmo peças de carro e guarda-chuvas.

As figuras de animais, todos montados com materiais recicláveis, impressionaram muitos dos presentes que estiveram na Praça da Paz do Parque Ibirapuera, local da mostra de arte. Entre elas, um enorme sofá em formato de gorila feito de sacos plásticos e garrafas pet, uma tartaruga feita de peças de carro, um peixe feito de guarda-chuvas, ou um enorme dragão de sobras de placas de EVA.

As caixas de madeira doadas pelo projeto CEAGESP Sustentável, viraram uma grande coruja estilizada nas mãos de sua idealizadora, o grupo Acupuntura Urbana, que tem o propósito de realizar transformações urbanas através da união das pessoas e torná-las agentes de mudanças.

Andrea Sender e Inês Maria Fernandes, ambas arquitetas e membros do Acupuntura Urbana, estiveram na sexta-feira (30/9) finalizando os últimos detalhes da montagem da coruja feita com as caixas de madeira fornecidas pela CEAGESP Sustentável. Segundo Andrea, o trabalho contou com a participação de várias pessoas e de grupos de mulheres, que ajudaram a fazer os detalhes de decoração da obra, como os trabalhos de crochê do Coletivo Meio Fio, marcenaria e arte com fios do Projeto Radiko, e doações, como a da caixa de passarinhos feita de materiais reciclados do projeto Eco Maker, e que serviu para sinalizar o bico da coruja.

“O nosso objetivo é trazer arte acessível para o público. Nosso intuito foi fazer isso com a participação das pessoas. A coruja que montamos simboliza a sabedoria oculta, a energia dos sonhos que está presente em todos nós”, explicou Andrea. “Nosso ideal é resgatar o retorno à vida mais simples, a vida em comunidade, é resgatar o nós em detrimento do eu. Com o nosso trabalho, queremos mostrar que é possível fazer arte reutilizando o lixo e com a união de esforços”, disse ela.

O trabalho do grupo Acupuntura Urbana com o projeto CEAGESP Sustentável teve início em maio de 2015, quando seus membros coordenaram uma ação intitulada Dia do Voluntariado da empresa Viacom com o Movimento Boa Praça/Projeto ITMais e a Associação Nossa Turma, entidade que faz parte das ações sociais da Companhia.

A iniciativa contou com as profissionais do Acupuntura Urbana para revitalizar vários espaços da Nossa Turma. No dia da ação, 80 voluntários juntamente com os alunos e educadores da Nossa Turma e do Projeto ITMais pintaram as paredes das salas de aula e áreas de recreação, trazendo cor e alegria ao local.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: