Siga:

25/11/201611:10:40

CEAGESP Sustentável realiza 1º parklet do ETSP


Quem passa em frente ao prédio do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC) vai encontrar vários bancos de madeira envernizados em tons de marrom em cima de uma estrutura igualmente de madeira e cimento, que tem ao fundo um bicicletário. Pintado de amarelo, as jardineiras que circundam os bancos foram pintados de amarelo, trazendo cor e alegria ao local.

É o primeiro parklet (junção das palavras “parque” e “pallet”) instalado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), todo feito com o reaproveitamento de pallets de madeira usados que foram encontrados no mercado, e que teriam como destino o lixo, comprometendo o meio ambiente.

A iniciativa faz parte do projeto CEAGESP Sustentável, que tem entre seus objetivos transformar espaços do ETSP por meio de intervenções urbanas com o reaproveitamento de resíduos sólidos e deixar o espaço público em um local agradável de convívio, ao mesmo tempo que tenta conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem e reaproveitamento dos materiais.

Os bancos de madeira utilizados para a construção do parklet foram feitos a partir de pallets utilizados no mercado para transporte de frutas e hortaliças, e que depois de usados eram descartados. Para que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade, vários setores da CEAGESP deram sua contribuição.

Primeiramente, o Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC) forneceu o material básico necessário para o projeto , a base e o bicicletário foram construídos pelo Departamento de Manutenção (DEMAN). A Seção de Serviços de Apoio e Reciclagem (SESAR) foi a responsável pela coleta e transporte dos pallets encontrados no mercado até a oficina do Espaço Eco Giramundo, onde o projeto concebido pela Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU) e elaborado pela estagiária do DEMAN, Catheryne Araújo, foi executado.

As primeiras obras do parklet do ETSP foram iniciadas em agosto deste ano, com o assentamento da base de cimento para receber os bancos, que foram montados no local em outubro, tendo recebido os acabamentos de pintura em meados de novembro. Até o final do ano, serão colocadas plantas nos canteiros e uma placa com a mensagem: “Este é um espaço público acessível a todos realizado com material reciclável em parceria com o Eco Giramundo Projeto Social da Ceagesp”. Futuramente mais intervenções desse tipo serão implantadas nas áreas disponíveis do mercado.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: