Siga:

12/5/202505:04:35

Pela primeira vez, CEAGESP participa da V Feira Nacional da Reforma Agrária


Entre os dias 8 e 11/05, aconteceu a V Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A feira aconteceu no Parque Estadual da Água Branca, localizado no bairro da Barra Funda, tendo seu início às 8h e se estendendo até as 21h.

Neste ano, a CEAGESP marcou presença pela primeira vez durante todos os dias. “A CEAGESP está participando dessa feira não só para externar uma solidariedade ao povo que luta pela reforma agrária, pela produção de alimento saudável ou pela agricultura familiar. Estamos aqui porque somos parceiros na produção, na distribuição e na comercialização de produtos saudáveis e adequados para a população de São Paulo e para a população brasileira” comentou o diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll.

“A CEAGESP, enquanto maior central de abastecimento da América do Sul, reconhece: sem reforma agrária, não há soberania alimentar. A terra precisa estar nas mãos de quem produz com trabalho, com agroecologia e com compromisso social. Essa é a base de um abastecimento justo, acessível e soberano. Essa é a luta histórica do MST, que também ecoa na missão pública da CEAGESP”, finalizou o diretor-presidente.

A CEAGESP esteve presente na feira com estande contendo materiais de apoio e informativos sobre os produtos que são comercializados no Entreposto Terminal São Paulo.

Os diretores presentes também aproveitaram a oportunidade para se reunir com os gerentes dos entrepostos do interior, com o propósito de debater sobre os desafios e propor soluções. A reunião também contou com representantes dos Correios, para tratar sobre o uso de ferramentas como Mais Correios, Correios Agro e as experiências recentes da empresa no ramo da logística.

Finalizando o primeiro dia, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, juntou-se aos diretores e gerentes da CEAGESP para tratar de melhorias que podem ser feitas dentro de cada entreposto, discutir a respeito da modernização da Companhia e sobre como ela pode contribuir mais com os programas de inserção da agricultura familiar nas cadeias comerciais. A segurança alimentar foi outra das pautas, ao se abordar a importância da unidades do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) presentes nos entrepostos.

“Achei essa reunião importante porque pudemos conversar diretamente com o ministro Paulo Teixeira e pudemos colocar nossas opiniões, fazer perguntas e sugestões de projetos de modernização de nossos Entrepostos. Com isso, podemos fortalecer a agricultura familiar e pequenos agricultores, refletindo-se no sucesso de cada entreposto”, comentou Cledson Mendes da Silva, gerente do Entreposto de Presidente Prudente (CEPRE).

No segundo dia, os diretores da CEAGESP se reuniram com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), incluindo seu presidente, Edegar Pretto, para tratar sobre a importância da parceria que vem sendo desenvolvida entre os BCAs e a agricultura familiar.

“A mão amiga do Governo Federal chega até os pequenos agricultores, que são os grandes responsável pela produção de alimentos,. Um exemplo disso é a grande parceria que a Conab e a CEAGESP estabeleceram, na qual a Conab compra alimentação da agricultura familiar dos assentados, e a CEAGESP, via BCA, distribui para as mais de 200 cozinhas solidárias”, disse Edegar.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: