23/2/202202:11:11
Uma equipe da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realizou, na última quinta-feira (17), visita técnica às Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA-PR) para conhecer o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo que, além de maior segurança, garante controle de entrada de pessoas e de veículos no local. Fizeram parte da comitiva Carlos Augusto Almeida da Silva, gerente do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), Sandro Keler Maronezi, gerente do Frigorífico de São Paulo (FRISP), e Lauriano Elias Cezário, assistente executivo da Presidência da CEAGESP.
A CEASA-PR é administrada pelo Governo do Estado do Paraná e possui área de aproximadamente 230.000 m², em Curitiba. Há 5 anos todo esse espaço é monitorado por um sistema composto por 150 câmeras de vigilância que, além de segurança, permite controlar o fluxo de pessoas e de veículos que acessam o local. De acordo com o gerente do DEPEC, durante a visita técnica foi verificado que o sistema instalado na portaria principal da CEASA-PR é interligado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. “O sistema acusa qualquer irregularidade ao ler a placa dos veículos, o que já inibe a entrada de veículos suspeitos”, explica. O objetivo é instalar sistema similar no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da CEAGESP.
Durante a visita, a comitiva da CEAGESP foi recepcionada pelo senhor Paulo Guslo, gerente da unidade paranaense. Foi apresentada também a estrutura do banco de alimentos local que, mensalmente, atende a cerca de 150 mil pessoas. Além de distribuir alimentos e evitar o desperdício, o banco conta com câmaras frias, freezers e sistema próprio de processamento de polpas de frutas. Outro diferencial é que, através de uma parceria com o Sistema Prisional do Estado do Paraná, o banco contribui com a ressocialização de detentos: oito pessoas que estão em cumprimento de pena trabalham no local.
Os visitantes da CEAGESP conheceram também a coleta seletiva realizada na CEASA-PR que, nacionalmente, é referência na questão da limpeza. Diariamente são produzidas 30 toneladas de lixo e, desse total, a parte orgânica é levada a uma usina da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que transforma o lixo em gás natural.
São bons exemplos verificados na CEASA-PR que, certamente, servem de modelo para a CEAGESP. Em breve, por exemplo, será instalado no ETSP um sistema para controle de entrada, de saída e de tempo de permanência de veículos no entreposto. Outros investimentos também deverão ser feitos na segurança e no monitoramento e, por isso, as visitas técnicas são estratégicas antes da fase de implantação das melhorias.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!