Siga:

23/2/202202:11:11

Comitiva da CEAGESP faz visita técnica à CEASA de Curitiba


Uma equipe da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realizou, na última quinta-feira (17), visita técnica às Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA-PR) para conhecer o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo que, além de maior segurança, garante controle de entrada de pessoas e de veículos no local. Fizeram parte da comitiva Carlos Augusto Almeida da Silva, gerente do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), Sandro Keler Maronezi, gerente do Frigorífico de São Paulo (FRISP), e Lauriano Elias Cezário, assistente executivo da Presidência da CEAGESP.

A CEASA-PR é administrada pelo Governo do Estado do Paraná e possui área de aproximadamente 230.000 m², em Curitiba. Há 5 anos todo esse espaço é monitorado por um sistema composto por 150 câmeras de vigilância que, além de segurança, permite controlar o fluxo de pessoas e de veículos que acessam o local. De acordo com o gerente do DEPEC, durante a visita técnica foi verificado que o sistema instalado na portaria principal da CEASA-PR é interligado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. “O sistema acusa qualquer irregularidade ao ler a placa dos veículos, o que já inibe a entrada de veículos suspeitos”, explica. O objetivo é instalar sistema similar no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da CEAGESP.

Durante a visita, a comitiva da CEAGESP foi recepcionada pelo senhor Paulo Guslo, gerente da unidade paranaense. Foi apresentada também a estrutura do banco de alimentos local que, mensalmente, atende a cerca de 150 mil pessoas. Além de distribuir alimentos e evitar o desperdício, o banco conta com câmaras frias, freezers e sistema próprio de processamento de polpas de frutas. Outro diferencial é que, através de uma parceria com o Sistema Prisional do Estado do Paraná, o banco contribui com a ressocialização de detentos: oito pessoas que estão em cumprimento de pena trabalham no local.

Os visitantes da CEAGESP conheceram também a coleta seletiva realizada na CEASA-PR que, nacionalmente, é referência na questão da limpeza. Diariamente são produzidas 30 toneladas de lixo e, desse total, a parte orgânica é levada a uma usina da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que transforma o lixo em gás natural.

São bons exemplos verificados na CEASA-PR que, certamente, servem de modelo para a CEAGESP. Em breve, por exemplo, será instalado no ETSP um sistema para controle de entrada, de saída e de tempo de permanência de veículos no entreposto. Outros investimentos também deverão ser feitos na segurança e no monitoramento e, por isso, as visitas técnicas são estratégicas antes da fase de implantação das melhorias.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: